Português vai presidir Conselho das Ordens de Advogados Europeias

José de Freitas é o terceiro Presidente português do CCBE, depois José Manuel Coelho Ribeiro e de Manuel Cavaleiro Brandão.

José de Freitas, sócio da Cuatrecasas desde 1990 e fundador do escritório do Porto, foi eleito presidente do Conselho das Ordens de Advogados Europeias (CCBE), o órgão representativo de cerca de um milhão de advogados europeus através das Ordens de Advogados nacionais.

Este advogado português foi vice-presidente desta organização em 2016, 2017 e 2018 e irá tomar posse como presidente a partir de 1 de janeiro de 2019, com mandato de um ano, sucedendo a Antonín Mokry, natural da República Checa. Como vice-presidentes, foram eleitos Ranko Pélicaric, da Croácia, Margarete von Gallen, da Alemanha e James Macguill, da Irlanda.

A votação foi feita por delegações de 32 países e os resultados foram divulgados no dia 29 de novembro, em sessão plenária, em Lille, França.

O que é a CCBE?

O CCBE foi fundado em 1960, com sede em Bruxelas, para agregar e representar os interesses das Ordens de Advogados dos Estados que integram o espaço económico europeu. Tem 32 Estados membros de pleno direito e 13 outros Estados associados e observadores. O CCBE posicionou-se na vanguarda para dar a conhecer as opiniões dos advogados europeus e defender os valores fundamentais da advocacia, os princípios jurídicos da democracia e do Estado de Direito. O CCBE é reconhecido como porta-voz dos advogados europeus, tanto pelas Ordens de Advogados, como também pelas instituições europeias, designadamente a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu. Além disso, o CCBE trabalha em estreita colaboração com organizações de advogados não-europeias.

José de Freitas é o terceiro Presidente português do CCBE, depois José Manuel Coelho Ribeiro e de Manuel Cavaleiro Brandão.

Ler mais
Recomendadas

“Dados pessoais podem ser um produto tóxico para quem incumpra com o RGPD”

Até 2020 vai entrar em vigor o Regulamento e-Privacy e o Código das Comunicações Eletrónicas, o que irá obrigar as empresas a novos ajustes e alterações.

Sérvulo estabelece parceria com sociedade de advogados em Cabo Verde

A MJN Advogados, de Maria João de Novais, é o novo escritório parceiro da Sérvulo & Associados.

Conselho Regional vai deixar de ser “suporte do bastonário”

A advogada Ana Sofia de Sá Pereira, que tem tudo preparado para avançar com uma candidatura ao Conselho Regional do Porto, apoia uma eventual candidatura de António Jaime Martins contra Guilherme Figueiredo.
Comentários