[weglot_switcher]

Portuguesa Virtuleap vence prémio no Southern European Stars 2020

Cada um dos países participantes – Portugal, Espanha e Itália – viu uma startup nacional no pódio.
  • Freepik
26 Maio 2020, 07h00

O Southern European Stars 2020 é um evento organizado pela Bright Pixel, Samaipata e Kibo Ventures, com a participação de algumas das empresas de venture capital mais relevantes do Sul da Europa, com o objectivo premiar as startups com as melhores ideias de negócio nas categorias de B2B, B2C e Healthcare.

O evento de pitchs online, aberto a qualquer startup, recebeu mais de 200 candidatos para quinze vagas disponíveis. No fim, cada um dos países participantes – Portugal, Espanha e Itália – viu uma startup nacional no pódio.

A portuguesa Virtuleap, que desenvolve jogos em realidade virtual para o desenvolvimento cerebral, foi a vencedora na categoria de Saúde. No sector B2C, a startup espanhola Kotokan, criadora de um jogo que ajuda a desenvolver as capacidades de resolução de problemas através de matemática para crianças de 7 a 12 anos, foi a escolhida pelos investidores, enquanto que, na categoria B2B, destacou-se a italiana KeyLess, uma empresa de cibersegurança que desenvolveu a primeira plataforma mundial de autenticação biométrica e gestão de identidade pessoal.

As vencedoras vão receber até 10 mil euros por mês durante um ano inteiro em serviços cloud gratuitos, além de suporte técnico da IBM Cloud e AWS, parceiros da iniciativa; crédito de publicidade numa das principais plataformas da área, com suporte de alguns especialistas em SEO/SEM; e três meses de espaço de escritório gratuito em Lisboa, cedido pela Bright Pixel e pela Sonae IM. O programa pretende ainda impulsionar uma rede de contactos de fundadores de sucesso no ecossistema do sul da Europa.

Marcos Azeredo da equipa de investimento da Bright Pixel fez um balanço do evento muito positivo: «Fomos ambiciosos no grupo de investidores que juntámos e isso refletiu-se no número de candidaturas de startups. Além disso, a qualidade e a maturidade destes projectos foi algo que nos impressionou. É, sem dúvida, prova de que este trabalho conjunto a nível europeu deve ser uma prática mais regular».

O Southern European Stars 2020 contou com a participação dos investidores portugueses Armilar Venture Partners, BiG Start Ventures, Bynd Venture Capital, Sonae IM, Shilling Capital Partners, Faber Ventures, Indico Capital Partners, Startup Lisboa e da TechStars em parceria com a Semapa, que se juntaram as empresas internacionais Samaipata, Kibo Ventures, Adara Ventures, Caixa Capital Risc, Inveready, 360 Capital, United Ventures e as aceleradoras Plug and Play e Demium Startups, entre outras.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.