[weglot_switcher]

Portugueses com conta bancária digital duplicarão até 2026

O número de adultos portugueses com conta bancária digital deverá duplicar até 2026, diz a Finder.com. Vai passar dos atuais 14% que têm uma conta bancária digital para 28%.
18 Outubro 2021, 18h15

O Relatório de Adoção Bancária Digital do Finder.com conclui que 28% dos adultos portugueses terão uma conta bancária digital nos próximos cinco anos, o que compara com os atuais 14%.

A Finder.com inquiriu 41.654 pessoas em 30 países para comparar a taxa de adoção bancária digital e estimar as taxas de adoção em 2026.

“Atualmente, 14% dos adultos portugueses têm uma conta bancária digital, o que equivale a 1.223.554 pessoas. Este valor deverá atingir os 20% (1.742.560) até 2022 e 28% (2.382.981) até 2026. Um aumento de 14 pontos percentuais nos próximos cinco anos”, diz a Finder.com em comunicado.

A editora global especialista em fintechs do Finder, Elizabeth Barry, diz que a adoção dos bancos digitais em Portugal está a crescer mais rapidamente do que a média global. “Outros países europeus deverão ter um crescimento mais moderado. Na França o aumento previsto é de 5 pontos percentuais, enquanto na Espanha o aumento deve chegar a 9 pontos percentuais”, adianta.

Portugal ocupa atualmente o 19º lugar no ranking de adoção dos bancos digitais, mas um aumento de 14 pontos percentuais verá o país ultrapassar países como a Noruega e a Itália, atingindo a 15ª posição.

Os homens portugueses têm mais probabilidades de ter uma conta bancária digital do que as mulheres, com 17% dos homens contra 12% das mulheres a dizerem que têm uma conta. “Em todo o mundo, os homens têm mais propensão (cerca de 2 pontos percentuais maior) de terem uma conta bancária digital do que as mulheres, o que significa que o fosso de género português de 5 pontos percentuais entre homens e mulheres é 3 pontos percentuais acima da média global.

“As estatísticas oficiais mostram que a população portuguesa está a crescer e é possível que isso se deva, em parte, à atitude do país em relação às criptomoedas.

“É provável que muitos dos que usam criptomoedas também utilizem serviços bancários digitais, por isso faz sentido que vejamos uma percentagem maior de utilização de bancos digitais em Portugal do que nas nações vizinhas, Espanha e França”, refere a Finder.com.

Mas há mais curiosidades no relatório. As pessoas entre os 55 e os 64 anos têm mais probabilidades de terem uma conta bancária digital, com 20% a terem um serviço ativo.

O Brasil tem a banca mais exclusivamente digital (32%), seguido pela Indonésia e Irlanda (25% cada), Vietname (23%) e Suíça e Polónia (22% cada). No outro extremo do espectro, os Estados Unidos têm a menor percentagem de adultos com uma conta bancária exclusivamente digital (6%), seguidos pelo Canadá (9%), Finlândia, Dinamarca e México (11% cada).

“Espera-se que o México tenha o maior salto no número de pessoas com uma conta bancária exclusivamente digital, com um aumento de 20 pontos percentuais nos próximos cinco anos. O Brasil, o Vietname, a Malásia e as Filipinas também deverão assistir a um grande salto de 18 pontos percentuais no número de pessoas com uma conta bancária digital”, diz o estudo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.