[weglot_switcher]

Portugueses dão razão à Huawei contra Trump

Mais de metade dos inquiridos acreditam que a proibição de colaboração das gigantes tecnológicas norte-americanas com o fabricante chinês está relacionada com a guerra comercial entre os países e não com risco de espionagem.
1 Dezembro 2019, 14h00

Mais de metade dos portugueses consideram que a Huawei tem a razão do seu lado no diferendo com a administração norte-americana acerca da tecnologia de telecomunicações 5G. Segundo uma sondagem da Aximage realizada para o Jornal Económico no seguimento da Web Summit, 50,1% dos inquiridos acreditam que a proibição de as grandes empresas tecnológicas dos Estados Unidos colaborarem com o fabricante chinês tem apenas a ver com a guerra comercial entre os países, enquanto apenas 15,1% aceitam a justificação de que a Huawei está a fazer espionagem a favor do regime de Pequim, defendida por Donald Trump, sendo 34,8% os que não sabem ou não respondem.

O apoio à posição da Huawei é ainda mais claro entre os portugueses que têm ou já tiveram um telemóvel da marca chinesa. É o caso de mais de um terço dos inquiridos (36,0%), sendo que 61,2% destes dão razão aos argumentos da Huawei, havendo 15,6% a defender a posição de Donald Trump. A grande diferença é que os atuais ou antigos proprietários de aparelhos da marca chinesa têm uma percentagem muito inferior de “não sabe/não responde” (23,2%) do que os inquiridos que nunca tiveram um Huawei (41,4%). Neste caso, o apoio aos chineses é menor (44,2%), mas o mesmo sucede com o apoio a Donald Trump (14,3%).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.