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Portugueses mais insatisfeitos com serviços públicos. Queixas disparam 21%

A Segurança Social lidera as queixas nos serviços públicos, com a maior parte das reclamações a deverem-se a problemas de atraso na atribuição de pensões. Na lista de serviços públicos com mais queixas seguem-se as câmaras municipais e o Centro Nacional de Pensões.
25 Setembro 2019, 10h29

Os portugueses estão mais insatisfeitos com os serviços públicos. O número de reclamações disparou 21% desde o início do ano até 23 de setembro deste ano, com um total de 10.312 reclamações, segundo os dados do Portal da Queixa divulgados esta quarta-feira, 25 de setembro.

A Segurança Social é a entidade pública que lidera as queixas (8.197 ). A maior parte das reclamações deve-se a problemas de atraso na atribuição de pensões (41%), subsídios e abonos (28%), dificuldade e ausência de atendimento (10%) e outros motivos diversos (16%).

As câmaras municipais ocupam o segundo lugar nas queixas relativas aos serviços públicos. Lisboa (912 queixas), Porto (491) e Sintra (441) são as autarquias com maior número de reclamações.

Na terceira posição surge o Centro Nacional de Pensões, com 3.328 queixas desde o início do ano.

Nos últimos quatros anos, o Portal da Queixa recebeu um total de 37.225 reclamações.

“O Estado tem o dever de garantir um serviço público de excelência e referência ao cidadão. Esta será certamente a expectativa do contribuinte no momento em que se torna parte integrante do sistema e, por isso, não deve ser muito diferente da que tem relativamente ao serviço privado”, segundo Pedro Lourenço, presidente executivo do Portal da Queixa.

“Portanto, é de salutar quando entidades públicas como a Câmara Municipal de Lisboa, o IMT e o IEFP, tomam a dianteira como exemplos de proximidade e satisfação dos seus utentes, na sequência do resultado que apresentam com altos Índices de Satisfação no Portal da Queixa. Estes excelentes exemplos de customer sucess, demonstram que é possível prestar um serviço público de acordo com os padrões de qualidade exigidos e expectáveis”, sublinha o responsável, reforçando ainda que “o aumento dos níveis de qualidade do serviço público, por parte destes organismos, tem sido muito potenciado pelas plataformas de partilha de opinião – como o Portal da Queixa -, que em muito contribuem para a identificação de melhorias contínuas no serviço junto dos cidadãos, mostrando que é possível fazer mais e melhor”, destaca Pedro Lourenço.

Serviços públicos com mais reclamações desde outubro de 2015 até setembro de 2019

Entidade pública Nº Reclamações
Segurança Social 8197
Câmaras Municipais 6759
Centro Nacional Pensões 3328
Hospitais e maternidades 2265
S. Nacional de Saúde 1904
Ministério da Educação 1837

 

 

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