[weglot_switcher]

Portugueses preferem preferem sites internacionais nas compras online

Embora os consumidores portuguesas tenham optado pelo comércio eletrónico internacional, os dados da Revolut informam que o comércio eletrónico em páginas portuguesas registou um incremento substancial, com os utilizadores a gastarem três vezes mais em marcas nacionais quando comparado com igual período do ano anterior. 
6 Janeiro 2021, 11h26

A pandemia da Covid-19 potenciou as compras online. Porém, mesmo num ano marcado pela crise, em que se apelou ao consumo interno, os portugueses privilegiaram o e-commerce em sites internacionais.

Segundo dados revelados, esta quarta-feira, pela fintech Revolut, e recolhidos entre 1 de março e 31 de dezembro de 2020, os utilizadores portugueses gastaram mais do triplo em sites de comércio eletrónico internacionais, quando comparando os valores gastos em sites domésticos.

Ainda que a preferência tenha sido por sites como a Amazon, o Aliexpress, a Apple, a Zara e o Ebay, principalmente durante o período da Black Friday e Ciber Monday, o comércio eletrónico em páginas portuguesas registou um incremento substancial, com os utilizadores a gastarem três vezes mais em marcas nacionais quando comparado com igual período do ano anterior.

Sem surpresa, o impacto da pandemia da Covid-19 e as restrições à circulação afetaram substancialmente as viagens para fora do país. De acordo com as informações da Revolut, registou-se uma quebra de quase 58% no número de utilizadores portugueses a viajar neste período de 2020, face a igual período do ano anterior. A redução drástica do número de viajantes impactou também negativamente o valor gasto no estrangeiro, registando-se uma quebra de 67% nos valores gastos além fronteiras em 2020.

A app financeira com sede no Reino Unido, que soma mais de 500 mil utilizadores em Portugal e mais de 13 milhões globalmente, informa ainda que os consumidores nacionais conseguiram poupar mais dinheiro, tendo a 31 de dezembro de 2020 o dobro do valor que tinham posto de parte a 1 de março de 2020.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.