Possível inconstitucionalidade no diploma dos professores não preocupa sindicato nem PSD

O Sindicato dos Professores da Madeira utiliza a autonomia enquanto que o PSD diz que o estatuto político-administrativo permite à região legislar.

Para Francisco Oliveira, dirigente do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), não existem riscos de inconstitucionalidade no Decreto Legislativo Regional, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Madeira, que vai regular a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Esta posição vem contrariar a opinião manifestada por Paulo Otero, em declarações do DN, afirmava que o facto de existirem três sistemas, um na Madeira, nos Açores, e no Continente, relativos à recuperação salarial dos professores pode ser inconstitucional, invocando a violação do princípio do estado unitário, o da igualdade, e o da proibição do arbítrio.

“Esta posição não tem em conta a total autonomia que a Madeira e os Açores têm em áreas como a educação”, considera Francisco Oliveira.

O deputado do PSD, Adolfo Brazão, acredita também que não existem motivos para uma possível inconstitucionalidade na recuperação do tempo de serviço dos professores.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Recomendadas

Secretária Regional da Cultura diz que vai dar prioridade a preservação do património imaterial da Madeira

Paula Cabaço destacou o trabalho que tem sido feito nos diversos museus da Região, bem como no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, com exposições temporárias itinerantes, projetos, oficinas e publicações.

Desemprego registado desce 2,8% na Madeira

A Madeira registou aumentos nas oferta de emprego, desempregados inscritos, nas ofertas de emprego recebidas, e nas colocações efetuadas.

CNE diz que coincidência entre campanha para legislativas e regionais na Madeira é problema “difícil”

“O primeiro dia da campanha eleitoral para as legislativas nacionais calharia no dia da votação das regionais”, sublinhou João Tiago Machado.
Comentários