Postos de combustível têm novos símbolos a partir de hoje

A medida é adotada por 35 países europeus, entre os quais Portugal, e visa facilitar a identificação do gasóleo e gasolina adequados ao seu carro (onde quer que esteja).

A partir desta sexta-feira, 12 de outubro, os postos de abastecimento de combustível em Portugal têm novos símbolos nos medidores e nas agulhetas, para facilitar a identificação do gasóleo e gasolina adequados ao veículo de cada condutor.

A norma surge da transposição de uma diretiva da União Europeia e foi criada com o intuito de disponibilizar a informação completa aos consumidores que viajam para outros países e não sabem como poderão atestar o seu carro.

A Galp Energia reuniu informação sobre os novos símbolos, para que possa entender a que letras correspondem cada tipo de combustível:

Gasolina: Circunferência com a letra E (de etanol)

Gasóleo: Quadrado com a letra B (de biodiesel)

Diesel Parafínico: XTL

Combustíveis Gasosos: Losangos com a sigla de cada combustível

  • Gás pressurizado líquido: LPG
  • Gás natural comprimido: CNG
  • Gás natural liquefeito: LNG
  • Hidrogénio: H2
Ler mais
Recomendadas

Economize: Sabe o que é o Mapa de Responsabilidade de Crédito?

O Mapa de Responsabilidades de Crédito (MRC) é um documento disponibilizado pelo Banco de Portugal. É neste documento que se registam os créditos existentes em nome de cada pessoa singular (ou coletiva) nas instituições financeiras que operam em Portugal (atualmente com referência a partir de 2013). Portanto, é no MRC.

Simulador de pensões na função pública estará pronto no início de 2019

“Estamos a finalizar” o simulador de pensões da Caixa Geral de Aposentações, disse Vieira da Silva,

“Offline na condução, Online na vida”. Brisa reforça campanha de segurança no Natal

Esta iniciativa conta com o apoio institucional da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, da Federação Motociclismo Portugal, da BP e do piloto de MotoGP Miguel Oliveira, embaixador para a segurança rodoviária da marca.
Comentários