Postos de combustível têm novos símbolos a partir de hoje

A medida é adotada por 35 países europeus, entre os quais Portugal, e visa facilitar a identificação do gasóleo e gasolina adequados ao seu carro (onde quer que esteja).

A partir desta sexta-feira, 12 de outubro, os postos de abastecimento de combustível em Portugal têm novos símbolos nos medidores e nas agulhetas, para facilitar a identificação do gasóleo e gasolina adequados ao veículo de cada condutor.

A norma surge da transposição de uma diretiva da União Europeia e foi criada com o intuito de disponibilizar a informação completa aos consumidores que viajam para outros países e não sabem como poderão atestar o seu carro.

A Galp Energia reuniu informação sobre os novos símbolos, para que possa entender a que letras correspondem cada tipo de combustível:

Gasolina: Circunferência com a letra E (de etanol)

Gasóleo: Quadrado com a letra B (de biodiesel)

Diesel Parafínico: XTL

Combustíveis Gasosos: Losangos com a sigla de cada combustível

  • Gás pressurizado líquido: LPG
  • Gás natural comprimido: CNG
  • Gás natural liquefeito: LNG
  • Hidrogénio: H2
Ler mais
Recomendadas

Gasóleo desce até 2 cêntimos amanhã

Preço do gasóleo vai cair até 2 cêntimos/litro, enquanto o da gasolina sofre uma queda mais ligeira de 1,5 cêntimos/litro.

Alojamento local: novas regras entram hoje em vigor

Com o novo enquadramento, as câmaras municipais e as assembleias de condóminos podem intervir na autorização do alojamento local. Vem Também permitir a fixação de “áreas de contenção” para “preservar a realidade social dos bairros e lugares”.
Comentários