Postos de combustível têm novos símbolos a partir de hoje

A medida é adotada por 35 países europeus, entre os quais Portugal, e visa facilitar a identificação do gasóleo e gasolina adequados ao seu carro (onde quer que esteja).

A partir desta sexta-feira, 12 de outubro, os postos de abastecimento de combustível em Portugal têm novos símbolos nos medidores e nas agulhetas, para facilitar a identificação do gasóleo e gasolina adequados ao veículo de cada condutor.

A norma surge da transposição de uma diretiva da União Europeia e foi criada com o intuito de disponibilizar a informação completa aos consumidores que viajam para outros países e não sabem como poderão atestar o seu carro.

A Galp Energia reuniu informação sobre os novos símbolos, para que possa entender a que letras correspondem cada tipo de combustível:

Gasolina: Circunferência com a letra E (de etanol)

Gasóleo: Quadrado com a letra B (de biodiesel)

Diesel Parafínico: XTL

Combustíveis Gasosos: Losangos com a sigla de cada combustível

  • Gás pressurizado líquido: LPG
  • Gás natural comprimido: CNG
  • Gás natural liquefeito: LNG
  • Hidrogénio: H2
Ler mais
Recomendadas

Transferências imediatas. Sabe o que são?

Com as transferências imediatas poderá, por exemplo, dividir a conta de restaurante com amigos, efetuar pagamentos de bens e serviços ou transferir dinheiro com urgência para um filho que se encontre no estrangeiro, de forma simples e imediata. Eis o que precisa de saber.

Taxas Euribor mantêm-se a três, seis e 12 meses

A Euribor a três meses manteve-se hoje pela 11.ª sessão consecutiva em -0,308%, contra o atual máximo desde julho registado pela primeira vez em 24 de janeiro (-0,306%) e o atual mínimo de sempre, de -0,332%, verificado pela primeira vez em 10 de abril de 2017.

Trabalha a recibos verdes? Amanhã é o último dia para pagar a contribuição de janeiro

Os trabalhadores independentes têm até ao dia 20 de fevereiro para pagar as contribuições de janeiro à Segurança Social.
Comentários