[weglot_switcher]

Poupança das famílias europeias continuou a crescer no final de 2020

Em Portugal, a poupança das famílias cresceu cerca de 6 p.p no último trimestre do ano, comparando com o mesmo período de 2019.
10 Maio 2021, 11h33

A taxa de poupança das famílias na União Europeia (UE) continuou a crescer entre outubro e dezembro de 2020, tendo sido registado um aumento de 6.6 pontos percentuais (p.p) quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados do gabinete de estatística da União Europeia (Eurostat), a poupança das famílias voltou a subir nos três últimos meses do ano, depois da quebra de cerca de 5 p.p verificada no terceiro trimestre.

Segundo o Eurostat, a principal razão para a poupança das famílias continuar a subir associa-se à contração do consumo, cerca de 7% mais baixo na UE do que em 2019. Já o rendimento disponível subiu 0,6% no quarto trimestre do ano, comparando com o mesmo período do ano anterior. Com um rendimento ligeiramente maior e mais contidas nos gastos, as famílias europeias estão a poupar mais.

Em Portugal, a poupança das famílias cresceu cerca de 6 p.p no último trimestre do ano, comparando com o mesmo período de 2019. Também o rendimento disponível aumentou ligeiramente. No entanto, a maior taxa de poupança familiar registou-se na na Eslovénia, com uma subida de 20,8 p.p.), seguindo-lhe a a Irlanda (+ 12.8 p.p), a Bélgica (+11,3 p.p), Áustria (+10,9 p.p) e a Grécia (10,4 p.p).

Só na Dinamarca é que se assistiu a uma redução da taxa de poupança de 2,7 p.p.

O Eurostat indica ainda que se assistiu a uma quebra generalizada do consumo das famílias no trimestre analisado. As maiores reduções assistiram-se na Eslovénia (-15,4%) e em Espanha (-11,2%). Mais uma vez, a Dinamarca surge isolada como o único país onde se registou um aumento ligeiro do consumo (+0,2%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.