[weglot_switcher]

Poupe mais no consumo de água. Seja um consumidor mais poupado e sustentável

Incentive à poupança de água em família, adote desde já estes hábitos e verá que o valor da sua fatura diminui significativamente, sem falar dos benefícios a nível ambiental.
30 Setembro 2020, 07h45

Poupe mais no consumo de água. Seja um consumidor mais poupado e sustentável.

A água é um bem essencial à vida, mas é um recurso limitado. Cabe ao consumidor valorizá-la e responsabilizar-se pelo uso que dela faz. Só em Portugal são desperdiçados anualmente 2 600 milhões de m3 de água, sendo que no sector agrícola se chega aos 37,5% de desperdício, no setor urbano aos 25% e no industrial aos 22,5%.

Para poupar na sua carteira e no planeta, existem pequenos gestos que o consumidor pode adotar e que fazem toda a diferença. Deixamos-lhe algumas recomendações que podem realmente diminuir o valor da sua fatura:

– Mantenha a sua canalização doméstica em bom estado, de forma a prevenir as fugas/ruturas. Se as suas torneiras não param de pingar chame um canalizador;

– Equipe as torneiras de sua casa com redutores e reduza o seu caudal em cerca de 50%.

– Opte por autoclismos com dupla descarga, pois é nas descargas que temos a maior quantidade de água desperdiçada;

– Faça uma leitura regular do contador, para controlar as suas faturas e os seus gastos;

– Opte por usar máquinas de lavar (louça ou roupa) com a carga completa. Lembre-se que ciclos longos gastam mais água;

– Se lava a louça à mão, enquanto ensaboa feche a torneira;

– Prefira duches a banhos de imersão. Enquanto a água não aquece, coloque um balde no chuveiro e aproveite essa água para outra fonte;

– Regue o jardim ao início ou final do dia, quando a evaporação é menor.

Incentive à poupança de água em família, adote desde já estes hábitos e verá que o valor da sua fatura diminui significativamente, sem falar dos benefícios a nível ambiental!

Se encontrar uma rutura de água na via pública denuncie-a. Avise os serviços municipais da sua região ou outra entidade responsável pela gestão da água, como por exemplo a ARM – água e resíduos da Madeira.

Não percebe a sua fatura? Tem alguma dúvida referente ao consumo de água?

Conte com o apoio da DECO através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.