[weglot_switcher]

Póvoa de Varzim é a primeira cidade portuguesa a dar descontos a quem reciclar

Projeto foi lançado no início de dezembro de 2018 e conta com uma máquina que atribui pontos aos habitantes que reciclem. Habitantes podem obter descontos para ingressos no cinema ou piscinas municipais da Póvoa do Varzim.
22 Fevereiro 2019, 17h50

A Póvoa de Varzim é pioneira no mercado português. Esta sexta-feira discutiu-se a guerra ao plástico numa conferência promovida pelo ministério do Ambiente e da Transição Energética, que contou com a presença de Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, onde foi abordado um projeto de reciclagem inovador em Portugal que pretende dar descontos aos habitantes da cidade para reciclarem.

A iniciativa começou, de forma pioneira, na Póvoa do Varzim, a partir do início de dezembro de 2018.

“Reciclar para ganhar” é o nome do projeto, ao abrigo do qual foi colocada uma máquina, com o mesmo nome, no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim.

A máquina não recolhe apenas os resíduos de plástico, mas também atribui descontos consoante os recipientes inseridos.  Uma PET (garrafa de água) vale 5 pontos, um PEAD (iogurtes líquidos) vale 3 pontos, um ECAL (pacotes de sumo ou leite), e os resíduos de aço ou alumínio valem 3 pontos, enquanto as embalagens de vidro, sejam sumos, água ou vinho, valem 2 pontos.

A máquina que recolhe resíduos está à disposição dos habitantes da cidade desde 8 de dezembro do ano passado. Ainda que esta seja a primeira medida do género em Portugal, na Lituânia, Estónia e Noruega esta situação já se verifica há longos anos.

Os pontos atribuídos podem ser convertidos em descontos para bilhetes de cinema ou para ingressos nas piscinas municipais da cidade. Nas compras a partir de cinco euros, 100 pontos podem ser convertidos em descontos nos locais aderentes, até um euro. Se um habitante acumular 200 pontos consegue um bilhete de cinema para o Cine-Teatro Garrett e 300 pontos equivalem a uma entrada na piscina da cidade.

O modelo já foi estado noutros países mas é inovador em Portugal. A máquina foi desenvolvida pela Lipor e visa impulsionar a separação de resíduos por parte dos cidadãos, o que permite aumentar os níveis de recolha seletiva e a reciclagem dos resíduos destas embalagens.

A máquina vai ter uma segunda versão, uma novidade anunciada por Carlos Martins. A forte adesão da população fez com que o governo apoiasse outra máquina para dar descontos a ainda mais habitantes e permitir recolher mais lixo da cidade, simplificando a reciclagem. Apesar de não divulgar se a nova máquina será colocada na Póvoa de Varzim, elogiou a quantidade de resíduos que foram recolhidos em pouco mais de três meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.