[weglot_switcher]

Powell deixa poucas pistas: não é um ciclo longo de cortes, mas também não é só um

“Quando se pensa em ciclos de cortes, normalmente duram um período longo. O comité não se vê nessa posição, que seria necessária só se estivessemos num enfraquecimento real da economia”, referiu o presidente da Reserva Federal.
31 Julho 2019, 20h40

A Reserva Federal (Fed) norte-americana foi ao encontro da expetativa da maioria dos investidores e economistas ao cortar a taxa de juro diretora em 25 pontos base esta quarta-feira, mas Jerome Powell, presidente da instituição, deu poucos sinais claros sobre o rumo da política monetária.

Na conferência de imprensa após a reunião de dois dias do Federal Open Market Committee, Powell referiu que a descida na taxa é uma de ‘mid-cycle’ e foi questionado se não estaria a tentar acalmar as expetativas dos mercados, que esperam três ou quatro descidas este ano.

“Não é o princípio de uma longa série de cortes na taxa”, afirmou, mas logo a seguir sublinhou que também dissera que “só um corte”.

“Quando se pensa em ciclos de cortes, normalmente duram um período longo. O comité não se vê nessa posição, que seria necessária só se estivéssemos num enfraquecimento real da economia”, referiu.

“O que estamos a ver é que é apropriado ajustar a política para uma postura algo mais acomodatícia ao longo do tempo… não é um longo ciclo de cortes, isso só fazemos quando há uma recessão”, sublinhou.

Os analistas do ING referiram que a linguagem no comunicado da Fed foi “bastante vago e oferece espaço para flexibilidade ao longo dos próximos meses”.

As bolsas norte-americanas reagiram de forma moderadamente negativa à decisão e às palavra de Powell. O Dow Jones cai 0,83%, o S&P 500 perde 0,86% e Nasdaq recua 0,66%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.