[weglot_switcher]

Powell foi à Casa Branca e disse a Trump que a política não entra nas decisões da Fed

Novo episódio na relação tensa entre o presidente dos Estados Unidos e o homem que nomeou para liderar o banco central do país. “O percurso da política monetária ira depender apenas de informação sobre as perspetivas de economia”, disse Jerome Powell a Donald Trump.
18 Novembro 2019, 15h51

A Reserva Federal (Fed) norte-americana informou esta segunda feira que o chairman da instituição, Jerome Powell esteve reunido, na Casa Branca, com Donald Trump e Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, para discutir a economia, o crescimento, o emprego e a inflação.

“Os comentários do chairman Powell foram consistentes com os que fez nas audiências no Congresso na semana passada. Não discutiu as suas expectativas em relação à política monetária, exceto para reforçar que a percurso dessa política irá depender inteiramente na informação que recebe sobre o outlook da economia”, referiu a Fed, em comunicado.

“Além disso, Powell disse que, com os colegas do Federal Open Market Committee, irá ditar a política monetária, conforme a lei, para apoiar o emprego pleno e a estabilidade dos preços, e que irá tomar essas decisões apenas com base em análise cuidada, objetiva e não-política”, adiantou o banco central.

Desde o último trimestre, Donald Trump tem pressionado a Fed , através de discursos e publicação no Twitter, a acelerar o ritmo de cortes na taxa de juro diretora, a federal funds rate.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.