[weglot_switcher]

Powell reitera ‘Fed’ focada em manter apoio à economia “durante o tempo que demore a recuperação”

O presidente da autoridade financeira norte-americana insistiu nos objetivos de inflação da Reserva Federal, alertando que a muito provável subida do indicador relativo aos preços nos próximos meses é “transitória” e se deverá a um efeito base, não cumprindo por isso os requisitos para uma subida das taxas de juro.
28 Abril 2021, 20h13

Jerome Powell reiterou o compromisso da Reserva Federal em manter o apoio à economia até que sejam atingidos os objetivos da instituição relativamente à inflação e pleno emprego. No discurso que sucedeu ao anúncio da decisão desta quarta-feira de manter as taxas de juro de referência inalteradas, o presidente da instituição sublinhou que subidas transitórias da inflação não serão suficientes para subir a referência para a banca norte-americana.

“Nós na Reserva Federal faremos tudo o que seja possível para apoiar a economia durante o tempo que demore a recuperação”, afirmou o presidente da ‘Fed’, que realçou os indicadores positivos que têm surgido ultimamente na maior economia do mundo. Em particular, o mercado laboral tem recuperado do desfasamento com que recupera da pandemia, o mercado imobiliário mostra sinais de vitalidade e o nível de atividade económica aumentou consideravelmente com o fim dos confinamentos na maioria dos estados.

Como tal, para o presidente “a trajetória da economia continua a depender significativamente do progresso ao nível do vírus”, pelo que “a vacinação generalizada contribui para melhores perspetivas económicas”.

Ainda assim, existem tensões no mercado laboral que precisam de correção e resultam atualmente num nível elevado de desemprego, bem longe do cenário de pleno emprego de que os EUA gozavam antes da chegada da Covid-19. Este será um mercado nos quais se verificarão melhorias substanciais antes da Reserva Federal considerar uma subida das taxas, bem como na inflação.

Powell referiu várias vezes a importância de “um progresso sustentado” no campo da variação de preços, ao contrário dos aumentos transitórios que os responsáveis monetários americanos antecipam em resultado, por um lado, “por uma pressão ascendente nos preços frutos da retoma no consumo” e, por outro, por serem previsíveis “entupimentos [nas cadeias de fornecimento] que limitem a resposta”.

Adicionalmente, é expectável um efeito base que coloque os próximos dados da inflação temporariamente mais elevada, dada a queda acentuada nesta altura do ano em 2020, explicou o presidente.

Reconhecendo que “o pleno emprego é um objetivo amplo”, o presidente da ‘Fed’ garantiu que a autoridade financeira americana irá continuar a monitorizar atentamente os indicadores referentes aos preços e ao mercado de trabalho, de forma a conduzir “uma política baseada em resultados que garantirá que a política monetária se mantém acomodatícia” durante o tempo que for necessário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.