[weglot_switcher]

Praça portuguesa acompanha Europa em queda

PSI 20 iniciou a sessão desta terça-feira, 18 de junho, a perder 0,40%, para 5.043,30 pontos. Entre as principais praças europeias, a tendência é de queda acentuada quando os investidores deverão estar atentos ao Fórum Anual do Banco Central Europeu (BCE), que decorre esta terça-feira em Sintra. Será o último a ser presidido por Mario Draghi.
18 Junho 2019, 08h53

O principal índice bolsista português (PSI 20) iniciou a sessão desta terça-feira, 18 de junho, a perder 0,40%, para 5.043,30 pontos, em linha com as principais praças europeias. Em Lisboa, “as atenções dos investidores deverão recair sobre as ações da Galp, cuja queda de ontem conduziu o índice a uma notável underperformance“, salientam os analistas do BPI no diário da bolsa.

Depois de ter fechado a sessão de segunda-feira a tombar mais de 2%, os títulos da Galp Energia desvalorizam 1,17%, para 12,72 euros, seguindo a tendência do mercado petrolífero. Em Londres, o Brent, que é referência para Portugal, perde 0,51%, para 60,63 dólares, enquanto o WTI, em Nova Iorque, desce 0,44%, para 51,70 euros.

A contribuir para o mau arranque de sessão estão as acentuadas quedas da NOS (-1,48%), da Pharol (-1,81%) e da Sonae Capital (-1,06).

Destaque ainda para a Navigator que continua a comprar ações próprias. Nos dias 13 e 14 de junho, a papeleira passou a deter 4.855.443 ações próprias, correspondentes a 0,67% do respetivo capital social. Ainda no setor das pasta e do papel a Altri e a Semapa apresentação uma negociação flat.

Entre as principais praças europeias, a tendência é de queda acentuada quando os investidores deverão estar atentos ao Fórum Anual do Banco Central Europeu (BCE), que decorre esta terça-feira em Sintra. Este será o último fórum a ser presidido por Mario Draghi e, por isso, o discurso do presidente do BCE é o mais aguardado.

“Os investidores irão procurar nas palavras de Maria Draghi indícios sobre as perspetivas do Banco Central Europeu sobre o fraco crescimento da Zona Euro e sobre a resiliência da inflação em permancer afastada dos 2%”, lê-se no diário da bolsa do BPI.

Posteriormente ao evento, o banqueiro italiano será condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mario Draghi está à frente do BCE desde 2011. O seu mandato na instituição ficou marcado pelas crises das dívidas soberanas de vários países europeus, nomeadamente da Grécia e Portugal. Em 2012, Draghi prometeu que faria “tudo o que for preciso” para salvar o Euro, tendo conseguido que o órgão concentrasse mais poder e mais influência.

Do outro lado do Atlântico, tem início hoje mais uma reunião da Reserva do Tesouro dos Estados Unidos (Fed) que culminará numa conferência de imprensa de Jerome Powell, na quarta-feira.

[Dados do início de sessão, pelas 8h00]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.