[weglot_switcher]

Praia da Rocha limitada a 8.800 pessoas e Carcavelos a 12.100. Saiba os limites de lotação das praias em Portugal

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou esta quarta-feira, a lotação máxima das praias do Barlavento e Sotavento algarvios e das zonas do Oeste e Tejo.
27 Maio 2020, 20h57

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou esta quarta-feira, a lotação máxima das praias do Barlavento e Sotavento algarvios e das zonas do Oeste e Tejo. No seu site oficial, a entidade indica que a lotação das outras praias vão ser “publicadas em breve considerando as respetivas datas de abertura”.

Na região do Oeste e Tejo as praias com maior lotação são a da Nazaré com 17.100 pessoas, a Fonte da Telha, subdividida em três praias, com capacidade para 14.500 pessoas, a praia de Carcavelos, com uma lotação de 12.100 pessoas e ainda a praia do Bom Sucesso, em Óbidos com capacidade para acolher 4.500 pessoas.

No Sotavento algarvio realce para as praias de Faro e de Monte Gordo, com uma capacidade máxima para 12.600 pessoas. Por sua vez, na região do Barlavento, o grande destaque vai para a praia da Rocha em Portimão, capaz de acolhe 8.800 pessoas e a para a Meia Praia Nascente em Lagos, com 8.700 pessoas.

As lotações de algumas das praias estão dependentes da “variação da maré”, conforme indica o comunicado da APA.

O estado de ocupação das praias de banho vai ser realizado por três sinais: verde, amarelo e vermelho, de forma a evitar uma afluência excessiva às praias durante a época balnear. Nas praias de grandes dimensões, a sinalização cabe às zonas concessionadas e às de pequena dimensão diz respeito a toda a praia, e caso as praias não sejam concessionadas, a sinalética é da responsabilidade das autarquias.

Assim, se a sinalética estiver verde significa “ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço”, quando o sinal estiver amarelo significa “ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços” e a sinalética vermelha indica que a ocupação está plena.

Para ser mais fácil percebe o estado de ocupação, a APA disponibiliza uma informação atualizada de forma contínua e em tempo real, através da aplicação móvel ‘InfoPraia’ (Android e iOS).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.