[weglot_switcher]

Prazo médio de pagamento das empresas em Portugal foi de 74 dias no ano passado

Estudo da Euler Hermes, acionista da COSEC, prevê um ligeiro aumento nos prazos de pagamento este ano em Portugal e alerta que quase uma em cada quatro empresas recebe apenas após 120 dias. Estimativas dos prazos a nível global apontam para uma subida dos 66, para os 67 dias.
24 Maio 2018, 11h46

Os prazos de pagamento das empresas em Portugal registaram uma média de 74 dias em 2017, segundo um estudo da Euler Hermes divulgado esta quinta-feira, que prevê uma deterioração este ano, em linha com a tendência global.

O estudo da Euler Hermes, que é acionista da Companhia de Seguros de Créditos (COSEC) salienta que a par da Turquia, que tem um prazo médio de 83 dias, Portugal é um dos países “que devem ser monitorizados de forma atenta, pois quase uma em cada quatro empresas recebe pagamentos após quatro meses”.

 

A média global dos prazos deverá aumentar dos 66 dias de 2017, para 67 este ano, adianta. “Existe uma correlação entre o aumento dos prazos de pagamento e a atividade económica global, o que, face ao panorama atual muito positivo, ajuda a explicar este aumento dos prazos de pagamento”.

“Para o ano de 2018, as estimativas apontam para o aumento de mais um dia, em parte justificado pelo panorama económico positivo que leva a que as empresas aumentem a confiança nos clientes dando prazos de pagamento mais alargados”, sublinha.

O prazo de pagamento aumentou em cada dois de três países à escala mundial e em cada dois de três setores de atividade, em 2017, sobretudo nas áreas onde este valor já se encontrava elevado.

Nos setores de atividade mais impactados destaque para a eletrónica, maquinaria e construção, como sendo aqueles com maiores prazos de pagamento (acima dos 85 dias). Estes são os setores onde há mais empresas a exceder os 90 dias de pagamento. Por outro lado, as empresas agro-alimentares, transporte e lazer pagam muito mais rapidamente que a média global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.