[weglot_switcher]

Precisa de um crédito para energias renováveis? Conheça os prós e os contras

Numa altura em que existem cada vez mais esforços para os países reduzirem a sua dependência dos combustíveis fósseis e aumentarem os seus níveis de produção de energias “amigas do ambiente”, focámos a atenção para os prós e contras de contrair um crédito especializado para energias renováveis.
5 Junho 2018, 18h00

O crédito especializado para energias renováveis é uma solução de crédito que tem como objetivo financiar a aquisição de bens e/ou atividades relacionados com diversas finalidades, sejam elas apostar na formação académica, investir em energias renováveis, tecnologia ou mesmo remodelar a casa. Este tipo de solução é hoje praticado por vários bancos e agências de crédito em Portugal.

Numa altura em que existem cada vez mais esforços para os países reduzirem a sua dependência dos combustíveis fósseis e aumentarem os seus níveis de produção de energias “amigas do ambiente”, focámos a atenção para os prós e contras de contrair um crédito especializado para energias renováveis.

Taxas de juro atrativas e financiamentos totais entre as vantagens
Os últimos dados relativos ao crédito ao consumo concedido em fevereiro não enganam: as instituições financeiras de crédito nacionais concederam um total de quase 448 milhões de euros em empréstimos aos consumidores, representando um aumento de 16,3% face ao valor concedido no mês anterior. O crédito especializado representa uma boa fatia, representando 44,8% do total dos empréstimos aos consumidores concedidos em fevereiro, segundo o Banco de Portugal.

A aquisição de equipamentos relacionados com energias renováveis traz muitas vantagens, não apenas a nível ambiental, como a nível financeiro, uma vez que permite reduzir significativamente os custos com a energia elétrica, o que se traduz numa poupança mensal e a longo prazo bastante acentuadas.

Para saber mais sobre se poupa em maior volume ao produzir energia para consumir ou vender, leia este estudo do ComparaJá.pt.

Este tipo de crédito tem outras vantagens para os consumidores, uma vez que possui prazos de pagamento alargados, taxas de juro muito baixas – comparativamente a um crédito pessoal “normal” – e financiamentos até 100% do valor da fatura.

Para além disso, existe uma série de benefícios fiscais para contribuintes que invistam em energias renováveis.
Entre os produtos abrangidos pelos créditos de energias renováveis, encontram-se:

Sistemas de energias renováveis: energia solar térmica, fotovoltaica, eólica, mini-hídrica, geotérmica, biomassa e biogás;
Planos para a melhoria da eficiência energética: instalação de sistemas de iluminação com sensores de luminosidade ou de presença, colocação de vidros duplos, entre outros;
Soluções de construção ecológica: sistemas de captação de águas pluviais, piscinas ecológicas, entre outros;
Tecnologias para reciclagem e tratamento de resíduos;
Aquisição de créditos para neutralizar emissões de carbono associadas a eventos, viagens, entre outros;
Projetos de conservação da natureza;
Outros sistemas que contribuam para a conservação e preservação do ambiente, economia de energia e promoção das energias renováveis.

Crédito especializado para energias renováveis: desvantagens contam-se pelos dedos
Tal como para qualquer outro empréstimo, no caso de entrar em incumprimento fá-lo-á entrar na lista negra do Banco de Portugal, ficando numa situação de irregularidade que vai dificultar o acesso a outras soluções de crédito no futuro

Para além disso, quando solicita um crédito especializado para energias renováveis, essa será a única finalidade para a qual o pode utilizar. Caso pretenda um empréstimo para apostar em energias renováveis e, ao mesmo tempo, comprar um carro ou remodelar a casa, a solução deve passar por adquirir um crédito pessoal regular.
Por fim, o empréstimo pode implicar o pagamento de comissões e outras despesas, que podem representar, nalguns casos, um peso elevado na gestão do seu orçamento familiar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.