[weglot_switcher]

Preço dos produtos importados em Cabo Verde caiu em julho

Segundo o INE cabo-verdiano, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,7% no mês passado.
  • Bobby Yip/Reuters
21 Agosto 2019, 14h41

Os preços dos produtos importados em Cabo Verde diminuíram 0,6% em julho de 2019, valor inferior em 1,0 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, enquanto no caso da exportação houve uma variação positiva.

De acordo com dados do Índice de Preço de Comércio Externo, divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,7% no mês passado, valor superior em 3,2 p.p. face ao registado em junho.

Conforme o mesmo documento, o índice subjacente na exportação registou um acréscimo de 2,6% e o volátil diminuiu 0,6% face ao mês anterior. Já em termos homólogos, a taxa de variação do índice de preço das exportações situou-se em -2,2%, enquanto os índices subjacente e volátil verificaram decréscimos de 1,3% e 4,3%, respetivamente.

Em relação às importações, o índice de preço situou-se em 104,3, tendo conhecido um decréscimo de 0,6% relativamente ao mês anterior. Situação contrária foi registada com os índices subjacente em que houve um acréscimo de 0,2% e o volátil que diminuiu 2,8% face ao mês anterior.

Os aumentos dos preços mais expressivos ocorreram nas categorias de grupos de “bens de consumo (1,8%), justificado com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (2,2%), “bens intermédios” (1,8%), devido essencialmente à subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (8,9%) e “bens de capital” (2,7%), justificada pela subida de preços de “automóveis para uso particular” (13,9%).

O documento assinala a diminuição de preço na categoria de combustíveis (-3,7%), justificada com a descida da única subcategoria denominada “combustíveis. Em termos homólogos, o índice de preço global da importação aumentou 2,8%, enquanto os índices subjacente e volátil registaram um acréscimo de 2,3% e 4,1%, pela mesma ordem.

No que se refere ao Índices de Termos de Troca (ITT), o INE regista no período em referência uma melhoria de 2,3%, comparativamente ao mês anterior. Já em termos homólogos, houve uma variação negativa com o índice a situar-se em 96,3, inferior em 4,8% face a Julho de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.