[weglot_switcher]

Preços da produção industrial com variação homóloga de -2,0% em outubro

Em setembro a taxa de variação tinha sido de -1,8%. já a taxa de variação mensal do índice agregado foi de 0,1% (0,4% em igual período do ano anterior).
19 Novembro 2019, 14h39

Os preços na produção industrial registaram uma taxa de variação homóloga de -2,0% no mês de outubro, face aos -1,8%, que haviam sido verificado no mês anterior, segundo o Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI), divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta terça-feira, 19 de novembro.

Esta variação foi particularmente influenciada pelo agrupamento da energia, com, uma contribuição de -1,4 pontos percentuais (p.p.), que passou de uma variação homóloga de -6,2% em setembro para os -6,6% no período em análise. Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 0,7% (variação de -0,6% em setembro).

Por sua vez, as secções das indústrias transformadoras e de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio observaram contributos de, respetivamente, -1,1 p.p. e -0,9 p.p., em resultado das diminuições de 1,2% e 10,5% (variações de -0,8% e -12,6% no mês anterior, respetivamente.

Em termos de variação mensal o IPPI registou, em outubro, uma variação de 0,1% (0,4% face ao período homólogo), superior em 0,4 p.p. à registada em setembro. Também aqui, o principal contributo para esta variação foi dado pelo setor da energia (0,2 p.p.), em resultado do aumento de 0,8% (1,3% em outubro do ano precedente).

Já a secção das indústrias transformadoras verificou uma variação mensal de 0,1% em outubro (0,5% em outubro de 2018), da qual resultou um contributo de 0,1 p.p. para a variação do índice total.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.