[weglot_switcher]

Preços das casas aumentaram 10,4% no terceiro trimestre, o ritmo mais elevado em 8 anos

Os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que esta foi a taxa de crescimento de preços registada desde o início de 2009.
20 Dezembro 2017, 12h06

Os preços das habitações subiram 10,4% no terceiro trimestre do ano, em comparação com igual período do ano passado, a maior taxa de crescimento de preços desde o início de 2009, segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No terceiro trimestre deste ano foram transacionados 38.783 alojamentos, o que representa “um novo máximo da série disponível”. O valor das vendas realizadas entre os meses de julho e setembro aproximou-se pela primeira vez dos 4,9 mil milhões de euros.

O INE explica que o aumento dos preços das casas foi determinado, essencialmente, “pelo comportamento do preço dos alojamentos existentes que aumentaram 11,5% em termos homólogos”. Os preços dos alojamentos novos também cresceram de forma significativa, tendo-se verificado um crescimento de 6,9% face ao terceiro trimestre do ano anterior.

O  Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 3,5% entre o segundo e terceiro trimestres deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.