[weglot_switcher]

Preços das casas no Algarve sobem abaixo da média nacional pelo terceiro trimestre consecutivo

No terceiro trimestre de 2018, o preço das habitações no sul do país subiram 13% em termos homólogos, ficando abaixo dos 15,6% da média nacional em igual período, de acordo com o Índice de Preços Residenciais (IPR) da Confidencial Imobiliário (CI).
19 Fevereiro 2019, 12h07

O preço das casas no Algarve cresceu 13% no terceiro trimestre de 2018, mas pelo terceiro trimestre consecutivo ficou acima da média nacional de 15,6% verificada no mesmo período, de acordo com o Índice de Preços Residenciais (IPR) da Confidencial Imobiliário, revelado esta terça-feira.

No quarto trimestre de 2017, os preços da habitação apresentaram um aumento de 17,6% nesta região, face aos 12,8% verificados na altura no mercado nacional. No terceiro trimestre de 2018, os concelhos de Albufeira, Loulé e Tavira registaram as valorizações homólogas mais expressivas, com 17%, 16,1% e 15,1%, respetivamente.

O concelho de Portimão apresenta-se como o mercado mais dinâmico ao nível das vendas regionais, observou no trimestre em análise uma subida homóloga de 11,6%. A par deste concelho, Faro (11,8%), Silves (7%) e Lagos (5,3%) são os outros três mercados cujos preços subiram menos que a média regional.

“Os restantes nove mercados da região valorizaram acima da média apurada para o total do Algarve, apresentando no trimestre uma subida homóloga de 14,5%”, revela a CI.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, afirma que “a exposição do mercado residencial algarvio ao turismo (maior e mais prolongada que a registada em Lisboa ou Porto), com predominância dos compradores britânicos entre o público internacional, pode explicar este comportamento um pouco mais volátil, dado que este é um mercado em que os preços tendem a responder a racionais de investimento e turismo, ao invés de a fatores estritos relacionados com a procura de habitação pelas famílias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.