[weglot_switcher]

Preços de petróleo em alta após petroleiro iraniano ser atacado ao largo da Arábia Saudita

Um petroleiro iraniano foi atacado ao largo da Arábia Saudita, num episódio que poderá provocar o aumento da tensão na região do Golfo Pérsico.
  • Raheb Homavand / Reuters
11 Outubro 2019, 08h26

Os preços do petróleo subiram 2% esta sexta-feira, 11 de outubro, depois de um petroleiro iraniano ter sido atingido por dois misseis, avança a Reuters.

O ataque teve lugar no mar Vermelho perto da Arábia Saudita e lançou receios nos mercados internacionais sobre a possibilidade de uma eventual interrupção no abastecimento de uma das mais importantes regiões produtoras a nível global.

Como consequência, o barril de Brent, a referência para Portugal, subiu 2,3% para 60,13 dólares por barril, enquanto o WTI subiu 2,1% para 54,69 dólares.

O petroleiro Sinopa, propriedade da empresa pública iraniana de petróleo, foi atingido numa região próxima da cidade saudita de Jeddah.

Apesar dos graves danos que o petroleiro sofreu, com um derrame de petróleo para a água, os tripulantes estão em segurança e a situação no petroleiro está estável.

Este episódio poderá agravar a tensão na região do Golfo Pérsico depois de a 14 de setembro duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita terem sido atacadas, levando o petróleo a disparar 20%.

Também recentemente, o Irão abateu um drone não tripulado dos Estados Unidos, provocando um aumento da tensão entre os dois países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.