[weglot_switcher]

Preços em Portugal recuam à boleia dos restaurantes, hotéis e redução do IVA na luz e no gás

Os preços em Portugal recuaram durante o mês de julho. A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de -0,3% em julho, avançou hoje o INE. ” Esta evolução deve-se em grande medida ao contributo da variação negativa dos preços da classe de restaurantes e hotéis”, segundo o comunicado […]
  • Cristina Bernardo
31 Julho 2019, 10h18

Os preços em Portugal recuaram durante o mês de julho. A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de -0,3% em julho, avançou hoje o INE.

” Esta evolução deve-se em grande medida ao contributo da variação negativa dos preços da classe de restaurantes e hotéis”, segundo o comunicado divulgado pelo INE esta quarta-feira, 31 de julho. “A redução da taxa de IVA aplicada à eletricidade e ao gás natural contribuiu também para a diminuição desta taxa”.

Por sua vez, o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, terá baixado para -0,1%, depois de registar 0,6% no mês anterior.

Já a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -2,8% em julho, depois de atingir -2,5% em junho.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,7% (tendo atingido 0,7% em junho), “refletindo o maior peso relativo da classe de restaurantes e hotéis neste índice”, segundo o INE.

Os dados definitivos do índice de preços ao consumidor de julho vão ser publicados a 12 de agosto.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.