[weglot_switcher]

Preços na Produção Industrial aumentam 1,2% em abril

Segundo INE, o Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) apresentou uma taxa de variação homóloga de 1,2% (1,0% em março).
  • Raheb Homavandi/Reuters
18 Maio 2018, 11h49

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) apresentou uma taxa de variação homóloga de 1,2%, sendo que o mês anterior, março, a variação foi de 1,0%, divulga hoje, sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) no relatório sobre o Índice de Preços na Produção Industrial de abril último.O

Par além do registo da taxa de variação homóloga do IPPI de 1,2% em abril, superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada em março, o INE detalha ainda que a aceleração do índice total foi determinada pelo comportamento do agrupamento de Energia, que passou de uma redução de 0,7% em março para um aumento de 1,4% em abril. Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial registaram um aumento de 1,2% (1,4% no mês anterior).

a análise mensal ao índice, mostra ainda que o IPPI registou uma variação de 0,1% em abril (quando se registou um recuo de 0,1% em igual mês de 2017), 0,8 p.p. superior ao registado em março. O agrupamento de Energia contribuiu com 0,2 p.p. para a variação agregada, em resultado do aumento de 1,0% (redução de 1,1% em abril do ano anterior).

Por secções, o aumento do índice total foi determinado pelas Indústrias Transformadoras, com um contributo de 0,3 p.p., originado pela taxa de variação mensal de 0,3% (variação nula em abril de 2017).

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.