[weglot_switcher]

Preços na produção industrial diminuíram 5,5% em julho

A energia continua a ter o maior contributo para o índice elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística.
19 Agosto 2020, 12h11

O índice de preços na produção industrial (IPPI) teve uma redução homóloga de 5,5% em julho, ligeiramente menos intensa do que a quebra de 5,7% verificada no mês anterior. No entanto, o Instituto Nacional de Estatística (INE) realça que sem a energia a redução seria de 1,6% (contra 1,8% em junho), visto que a variação negativa de 20% nesse agrupamento continua a ser a que maior influência tem no índice.

A variação mensal do IPPI foi de 0,2% em julho, inferior aos 0,6% observados em junho, novamente com o agrupamento de energia a apresentar o contributo mais intenso para a variação do índice total, devido a uma variação mensal de 1,9%, que chegou a 2,4% quando considerada a seção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio.

O IPPI é um índice elaborado pelo INE com o objetivo de mostrar a evolução mensal dos preços das transações nas atividades para os mercados interno e externo, sendo obtido com base no inquérito aos preços na produção de produtos industriais, realizado por formulário eletrónico, junto de empresas com sede em território nacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.