No final do ano passado, a campanha “Via Verde, Sempre Consigo” ganhou o Ouro nos Prémios Eficácia – categoria “Comunicação Institucional”. Esta campanha foi implementada pela Nova Expressão, a agência de meios onde trabalho. Ganhar prémios é sempre bom. Ganhar o prémio máximo é ainda melhor e extremamente motivador, especialmente porque acontece num ano em que os Prémios Eficácia registaram um recorde absoluto de casos participantes e num contexto de transformação total do mercado publicitário.

Conforme refere a organização, “Os Prémios à Eficácia da Comunicação nasceram da vontade de responder a uma necessidade comum do sector publicitário e do desejo de reconhecer a contribuição da comunicação para a consecução dos objetivos empresariais do anunciante. (…) Desde a primeira ideia até ao último dos resultados, os Prémios Eficácia avaliam detalhadamente as ações da comunicação: objetivos, estratégia, criação, realização, planeamento e por fim os resultados de facto alcançados. Trata-se dos únicos prémios em Portugal que se centram e premeiam o trabalho conjunto de anunciantes e das suas agências, tendo como base a eficácia medida e provada das suas campanhas de comunicação.”

Existem vários méritos implícitos nesta vitória mas, como refere a organização, estes são prémios que premeiam o trabalho de equipa. E, de facto, esse continua a ser um factor chave e o segredo do sucesso. Neste projecto trabalharam verdadeiramente em conjunto e em equipa, o anunciante Via Verde, a agência de meios Nova Expressão e a agência criativa Partners. Realço que se trata de um conjunto de três empresas nacionais!

A Via Verde é uma empresa que continua a marcar a agenda da inovação em Portugal. A prova desta afirmação é o sucesso da recente migração para o universo digital – APP based – sob o mote da mobilidade. Mas o espírito pioneiro e inovador desta marca cria enormes desafios aos seus parceiros, exigindo o update constante de competências de forma a manter o nível “state of the art”.

Para além do trabalho desenvolvido em Portugal, a Nova Expressão é membro fundador e accionista da Local Planet, que é constituída pelas agências de meios independentes que mais rapidamente estão a crescer a nível mundial. São mais de 40 agências em todos os continentes, com uma facturação global superior a 10 mil milhões de dólares. A Local Planet permite partilhar experiência, tecnologia e know-how, com uma actualização permanente de todos os seus membros.

No caso concreto do projecto “Via Verde, Sempre Consigo”, o media mix executado resultou bem, atribuindo um share reforçado à componente digital. As nossas competências na área digital foram decisivas e os resultados obtidos ultrapassaram as expectactivas.

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia.