[weglot_switcher]

Prémios Mesa Marcada: Saiba onde deve marcar mesa este ano

Mais um ano, mais uma edição. Os prémios Mesa Marcada aconteceram esta segunda-feira e premiaram os melhores chefes e restaurantes do país. O JE conta-lhe tudo. Só não lhe marca mesa.
  • © D.R. / Facebook
22 Janeiro 2019, 13h31

Os Prémios Mesa Marcada nasceram em 2009 e são, desde aí, a distinção de cozinha e restauração mais importante em Portugal. Este ano, a cerimónia teve lugar no Ritz Four Season Hotel e contou com a presença de mais de 400 profissionais da área. O evento elege os 10 melhores restaurantes e cozinheiros do país e ainda distribui oito prémios especiais, do fornecedor à revelação do ano.

Pela terceira vez consecutiva, João Rodrigues somou duas vitórias nesta noite de prémios: o chef conquistou o primeiro lugar no ranking de Melhor Chef de 2018, com uma diferença de mais de 330 pontos do segundo classificado, o chef José Avillez, e arrecadou, ainda, o lugar do topo na classificação de Melhor Restaurante com o Feitoria, o galardoado restaurante do Hotel Altis Belém, em Lisboa.

Mas, apesar de João Rodrigues ter conseguido um verdadeiro feito(ria), a noite acabou por correr (muito) bem a António Galapito. O chef de 27 anos ganhou o prémio Revelação do Ano e o seu restaurante, Prado, foi eleito Destaque do Ano.

À lista de vencedores, juntou-se José Avillez, que foi surpreendido com um prémio inesperado no final da noite. A festejar uma década, os Prémios Mesa Marcada estrearam uma nova categoria – Prémio Especial 10 anos Mesa Marcada – e atribuíram-na a Avillez. O chef, que conta com mais de 15 restaurantes espalhados pelo país, foi a personalidade gastronómica que mais prémios ganhou ao longo da última década.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.