[weglot_switcher]

Presidenciais: Heloísa Apolónia escolhida para mandatária de João Ferreira na corrida a Belém

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela direção de campanha de João Ferreira, que destaca o empenho da histórica deputada na área do ambiente e na defesa do desenvolvimento sustentável e dos interesses dos trabalhadores.
11 Novembro 2020, 16h55

A ex-deputada e antiga líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) Heloísa Apolónia vai ser a mandatária nacional do comunista João Ferreira na corrida às eleições presidenciais de janeiro. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela direção de campanha de João Ferreira, que destaca o empenho da histórica deputada na área do ambiente e na defesa do desenvolvimento sustentável e dos interesses dos trabalhadores.

“Heloísa Apolónia, jurista, de 51 anos, é a mandatária nacional de João Ferreira na sua candidatura a Presidente da República. Com esta decisão, a candidatura de João Ferreira dá mais um passo na dinâmica de alargamento de apoios, confirmando a sua vinculação aos valores de Abril, também no que concerne à defesa do ambiente, da proteção dos ecossistemas e da biodiversidade”, lê-se num comunicado enviado às redações.

A direção de campanha de João Ferreira destaca o empenho de Heloísa Apolónia na defesa das “causas ecologistas” e os quase 25 anos em que “assumiu a defesa do direito do país ao seu desenvolvimento sustentável, a afirmação da soberania nacional e dos interesses dos trabalhadores e do povo”, enquanto deputada eleita pela CDU (coligação que junta o PCP e PEV) na Assembleia da República, entre 1995 e 2019.

Heloísa Apolónia deixou o Parlamento o ano passado, depois de ter falhado a eleição pelo círculo de Leiria, onde a CDU não elegeu há 34 anos. Em entrevista ao Jornal Económico, Heloísa Apolónia admitiu, na altura, que a eleição era um desafio. “Foi uma decisão discutida e tomada coletivamente. É uma aposta que a CDU faz no distrito de Leiria e é um desafio que aceitei com muito empenho e com grande vontade”, disse.

Heloísa Apolónia não deixou, no entanto, a política ativa. A antiga deputada mantém-se como membro da comissão executiva do Conselho Nacional do PEV e é vereadora na Câmara Municipal de Oeiras. É autora de um livro sobre “O Exercício do Direito de Petição em matéria de Ambiente” e foi representante da Ecolojovem no Conselho Nacional de Juventude e eleita pela CDU na Assembleia Municipal da Moita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.