[weglot_switcher]

Presidente da Assembleia da Madeira pede certificação de vacinação europeia

O presidente da Assembleia da Madeira referiu que esta certificação seria um passo importante para regiões turísticas como a Madeira, e permitiria aos “cidadãos viajarem de forma livre”.
12 Abril 2021, 09h16

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, pediu uma certificação de vacinação europeia, durante a reunião do Comité Permanente da CLARE, que se realizou na semana passada.

José Manuel Rodrigues referiu que esta certificação seria um passo importante para regiões turísticas como a Madeira, e permitiria aos “cidadãos viajarem de forma livre”.

O presidente da Assembleia da Madeira pediu ainda aos parlamentos nacionais uma ratificação rápida “dos planos de recuperação económica de cada um dos Estados-Membros, para que as verbas desses planos, que são substanciais, poderem chegar rapidamente aos cidadãos, às famílias e às empresas que estão numa situação muito difícil”.

A reunião do Comité Permanente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE) apelou a “uma resposta europeia rápida, eficaz e coordenada à pandemia causada pela covid-19”.

Foi ainda aprovada uma declaração que pede a revisão patentes da vacina da Covid-19. José Manuel Rodrigues explicou que esta medida permitiria à União Europeia “poder negociar, quer com as empresas farmacêuticas, quer com organizações internacionais, a libertação das patentes, de modo a que a vacina possa chegar a todos os cidadãos do mundo, de forma rápida”.

Na declaração da CALRE foi feito também um apelo a que a “coordenação e cooperação europeias sejam feitas através da criação de um banco de patentes abertas a tecnologias e terapias desenvolvidas contra a Covid-19”, e ainda a uma “verdadeira colaboração global, que permita acelerar a produção e o acesso universal a vacinas e tratamentos contra a Covid-19”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.