[weglot_switcher]

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira reúne com o Presidente da República

A audiência com Marcelo Rebelo de Sousa está agendada para as 12h30.
9 Dezembro 2019, 12h00

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, apresenta cumprimentos, esta segunda-feira, ao Presidente da República.

Esta é a primeira vez que José Manuel Rodrigues é recebido pelo Chefe do Estado como presidente do parlamento madeirense. Na agenda vão estar aspetos relacionados com a visita do Presidente da República à Madeira, a 27 de março do próximo ano, para participar nas comemorações dos 600 anos da Descoberta da Madeira e do Porto Santo, bem como as comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que vão decorrer em 2020, na Madeira.

Esta reunião segue-se à audiência com o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que na passada terça-feira também acertou os pormenores destas duas visitas de Marcelo Rebelo de Sousa à Região.

Assuntos como a construção do novo hospital, o subsídio de mobilidade aérea e o transporte marítimo de passageiros entre a Região e o Continente português são alguns dos temas que o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira quer também levar até Marcelo Rebelo de Sousa.

José Manuel Rodrigues aposta numa “magistratura de influência” nos assuntos que considera essenciais para a Madeira.

Já na audiência com o Primeiro-Ministro, a 21 de novembro, pediu ao Governo da República para que fosse considerada a possibilidade de haver um ferry todo o ano para a Madeira e que o estudo de viabilidade económica, a realizar, contemplasse, além de Portimão, a cidade de Lisboa, como porto de ligação.

Na mesma reunião com António Costa, o Presidente do parlamento madeirense insistiu na urgência da regulamentação da lei da mobilidade aérea para que os residentes paguem só “aquilo que lhes diz respeito” (86 euros por residente e 65 no caso dos estudantes). Quanto ao novo hospital manifestou o desejo do parlamento madeirense, que é o de o Estado financiar 50% da construção e dos equipamentos, ficando de fora do acordo o valor dos atuais hospitais. Aliás, este último desejo é uma vontade já reforçada na passada quarta-feira com a aprovação no parlamento da Madeira, por unanimidade, de duas recomendações que defendem uma nova resolução do Conselho de Ministros que clarifique todo o projeto.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira aposta numa nova fase no relacionamento entre a Região e a República e é com este espírito de promoção de entendimentos que se desloca ao Palácio de Belém. A audiência com Marcelo Rebelo de Sousa está agendada para as 12h30.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.