[weglot_switcher]

Presidente da Comissão Europeia sobre Brexit: “Estamos prontos para ser criativos, mas não para questionar a integridade do mercado único”

A questão das pescas é um dos tópicos quentes do pós-divórcio entre Londres e Bruxelas. “Ninguém questiona a soberania do Reino Unido nas próprias águas, mas pedimos previsibilidade e garantias para os nossos pescadores que navegam nessas águas há décadas, senão séculos”, alertou esta quarta-feira Ursula von der Leyen.
25 Novembro 2020, 16h04

A presidente da Comissão Europeia comprometeu-se esta quarta-feira em ter criatividade na fase final das negociações comerciais sobre o Brexit, mas alertou que, apesar de qualquer acordo que daí venha, o Reino Unido será reduzido a “apenas um parceiro valioso”.

A pouco mais de um mês de terminar o período de transição, Ursula von der Leyen garantiu que houve “progressos genuínos” nas conversações sobre a relação com Londres depois da saída, adiantou que há “um esboço de um texto final”, mas admitiu que ainda é incógnita se haverá acordo ou não.

“Estamos prontos para ser criativos. Mas não estamos prontos para questionar a integridade do nosso mercado único – a principal salvaguarda da prosperidade e da riqueza europeias. É por isso que precisamos de estabelecer mecanismos robustos que garantam que a concorrência é – e continua a ser – livre e justa ao longo do tempo”, argumentou, em declarações no Parlamento Europeu.

Na reunião plenária desta manhã, em Bruxelas, os eurodeputados discutiram os principais tópicos da próxima reunião do Conselho Europeu – que será nos próximos dias 10 e 11 de dezembro – com a presidente da Comissão Europeia e a presidência alemã.

“Uma coisa é clara. Seja qual for o resultado, tem de haver e haverá uma diferença clara entre ser um membro efetivo da União e ser apenas um parceiro valioso”, referiu Ursula von der Leyen, remetendo para a ideia de que os britânicos estão a tentar manter muitas das vantagens de adesão à comunidade única e, simultaneamente, ter a plena soberania dentro das suas fronteiras e mares.

A questão das pescas é um dos tópicos quentes para quando o Reino Unido deixar, efetivamente, de estar na lista dos 27 Estados-membros. “Ninguém questiona a soberania do Reino Unido nas próprias águas, mas pedimos previsibilidade e garantias para os nossos pescadores que navegam nessas águas há décadas, senão séculos”, alertou Ursula von der Leyen.

As negociações pós-Brexit presenciais entre a União Europeia e o Reino Unido continuam temporariamente suspensas por causa de um caso positivo de Covid-19 na equipa de negociadores europeus, forçando Michel Barnier a fazer quarentena. Segundo a imprensa internacional, as conversas decorrem agora por meios telemáticos, mas o político francês poderá conseguir e viajar e negociar frente a frente já a partir de amanhã.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.