[weglot_switcher]

Presidente da delegação à Comissão Parlamentar União Europeia-Sérvia: Adesão dos Balcãs à UE “não está nas prioridades de Portugal”

Em entrevista ao JE, Tanja Fajon descreve as dificuldades da abertura da União aos Balcãs Ocidentais, mas assegura que o projeto de abertura é para continuar.
18 Abril 2021, 20h00

A eslovena Tanja Fajon, eurodeputada da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas e presidente da delegação à Comissão Parlamentar de Estabilização e Associação União Europeia-Sérvia, diz, em entrevista ao JE, que o futuro dos Balcãs é no seio da União. O problema é que parece não haver uma estratégia concertada para tal entre os 27.

Como está o processo de adesão da Sérvia e de outras ex-repúblicas da Jugoslávia à União Europeia (UE)?
Recentemente, o Parlamento Europeu fez um balanço do processo de alargamento, nomeadamente dos progressos realizados pela Sérvia, Macedónia do Norte, Albânia e Kosovo nos últimos dois anos. Não há dúvida de que o futuro dos Balcãs Ocidentais está dentro da UE. Apesar da promessa, um dos maiores problemas no momento é o impasse na adesão da Macedónia do Norte e da Albânia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.