[weglot_switcher]

Presidente da Fed garante agir “apropriadamente” para sustentar crescimento económico

Jerome Powell explicava que é preciso estar atento aos desenvolvimentos e implicações das medidas tomadas pelos EUA e pela China no contexto da guerra comercial. “Nós não sabemos quando é que estas questões vão ser resolvidas”, disse.
4 Junho 2019, 16h16

“Estamos a monitorizar atentamente as implicações destes desenvolvimentos nas perspetivas económicas dos EUA e, como sempre, atuaremos apropriadamente para sustentar a expansão, com um mercado laboral forte e a inflação perto do objetivo dos 2%”, disse o presidente da Fed numa conferência em Chicago.

A Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), vai assim agir “apropriadamente” para manter o crescimento diante dos riscos apresentados por uma guerra comercial global e outros acontecimentos recentes, afirmou nesta terça-feira, Jerome Powell, em declarações que parecem abrir a porta sobre a possibilidade de um corte de juros.

O presidente da Fed, num um breve comunicado incluído como parte de um discurso sobre questões mais amplas de política monetária, disse que a instituição está a “monitorizar de perto as implicações” de uma disputa comercial que tem, desde a última reunião do Fed, afetado os mercados acionistas e de títulos, apresentado riscos  para os EUA e para o crescimento económico mundial.

“Não sabemos como ou quando essas questões serão resolvidas”, disse Powell. “Como sempre, vamos agir conforme apropriado para sustentar a expansão, com mercado de trabalho forte e inflação perto do nosso objetivo de 2%”.

As declarações não incluíram qualquer referência à taxa de juro do Fed que considera apropriada, nem voltou a repetir a promessa de ser “paciente” antes de voltar a elevar ou reduzir os juros –ambas referências nos últimos comunicados do Fed.

A Fed vem mantendo os juros desde dezembro, quando os elevou, para a fasquia entre 2,25% e 2,5%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.