[weglot_switcher]

Presidente da República considera “uma boa surpresa” crescimento de 2% neste ano

Em relação a 2020, o Presidente da República referiu que “as previsões são todas muito pessimistas da Comissão Europeia para toda a Europa, para a zona euro, e, portanto, são também de desaceleração no caso português”.
7 Novembro 2019, 19h00

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje “uma boa surpresa” a previsão da Comissão Europeia de 2% de crescimento económico em Portugal neste ano, uma revisão em alta que supera a previsão do Governo.

“Os 2% a mim, confesso-vos que me surpreenderam, vindos da Comissão Europeia. Eu tinha a noção de que a economia estava a aguentar-se melhor do que alguns previam em meados do ano, quando parecia ter havido ali uma desaceleraçãozinha no turismo que não houve, em junho e julho”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado, que falava à saída da Web Summit, no Parque das Nações, em Lisboa, acrescentou: “Portanto, os 2% significam uma boa surpresa para mim, não só por ser acima da média europeia, mas sobretudo porque eu temia que no segundo semestre tendesse a diminuir e ficasse aquém das previsões do Governo”.

Em relação a 2020, o Presidente da República referiu que “as previsões são todas muito pessimistas da Comissão Europeia para toda a Europa, para a zona euro, e, portanto, são também de desaceleração no caso português” e concluiu: “Vamos ver o que se passa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.