[weglot_switcher]

Presidente da República recorda Kofi Annan como “um amigo constante de Portugal”

Marcelo Rebelo de Sousa endereçou uma mensagem a António Guterres a lamentar a morte do 7º secretário geral da ONU.
18 Agosto 2018, 14h50

O Presidente da República recordou este sábado Kofi Annan como “um amigo constante de Portugal”, lembrou o seu papel na independência de Timor Leste e a sua “incansável” luta pela paz a nível mundial.

Marcelo Rebelo de Sousa endereçou uma mensagem a António Guterres a lamentar a morte do 7º secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi divulgada no página oficial da Presidência da República. Na nota de “consternação e tristeza”, o chefe de Estado português caracteriza o diplomata ganês como um “firme defensor do diálogo e da cooperação entre as Nações, da dignidade da pessoa humana e dos princípios basilares da Carta das Nações Unidas”.

“Foi também um amigo constante de Portugal e um aliado inquebrantável na luta pela autodeterminação do povo de Timor-Leste, para cuja independência tanto contribuiu. Logrou ainda, durante o seu mandato, incluir no debate público questões como o estatuto das mulheres e reforçar o relacionamento com a sociedade civil”, refere o Presidente da República.

Enfatizando que o seu legado irá perdurar no tempo, Marcelo de Rebelo de Sousa envia as condolências aos seus entes queridos, à ONU e “associa-se a todos aqueles que nesta hora sentem a perda de um grande estadista internacional”.

Kofi Annan, 7º secretário geral da ONU e o primeiro afro americano a atingir um cargo de topo na diplomacia internacional, faleceu hoje na Suíça, aos 80 anos de idade, por motivos de doença.

“É com imensa tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, ex-secretário geral das Nações Unidas [7º] e vencedor do Prémio Nobel da Paz, faleceu pacificamente este sábado, 18 de agosto, por doença”, pode ler-se numa publicação feita pelos porta-vozes da fundação criada pelo ex-líder da ONU em 2007.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.