[weglot_switcher]

Presidente da União das Mutualidades nacional assume vice-presidência da União Mundial das Mutualidades

O Movimento Mutualista congrega cerca de uma centena de mutualidades, abrangendo dois milhões e meio de beneficiários, o equivalente a um quarto da população portuguesa. A proteção social, saúde, educação, ação social, turismo e lazer, caixas económicas, secções fúnebres, formação profissional, artes e cultura são áreas em que o Mutualismo atua.
17 Junho 2019, 19h55

O presidente do conselho de administração da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, assume esta terça-feira (18 de junho) a vice-presidência do comité intercontinental da União Mundial das Mutualidades, na Assembleia Geral (AG) que se realiza em Genebra, na Suíça.

O comité intercontinental da União Mundial das Mutualidades, que será presidido por Alfredo Sigliano, em representação da América, reúne-se na véspera, também em Genebra, para fechar o Programa de Ação e o Orçamento desta organização a submeter à apreciação da AG.

O Movimento Mutualista congrega cerca de uma centena de mutualidades, abrangendo dois milhões e meio de beneficiários, o equivalente a um quarto da população portuguesa. “A proteção social, saúde, educação, ação social, turismo e lazer, caixas económicas, secções fúnebres, formação profissional, artes e cultura são áreas em que o Mutualismo está presente”, lê-se no comunicado.

Esta nova estrutura mundial representa as Associações Mutualistas de todo o mundo junto dos governos e organismos internacionais e tem como objetivos a cooperação e a partilha de experiências, promover a capacitação, intercâmbio académico e formativo entre os seus membros, celebrar acordos no âmbito da economia social e solidária, desenvolvimento sustentado, saúde, sistemas de prevenção social, reformas e pensões e outros assuntos e atividades da esfera mutualista.

Para Luís Alberto Silva, a sua indigitação para a vice-presidência desta entidade internacional “fortalecerá a presença e o papel da União das Mutualidades Portuguesas na Europa e no Mundo” e permitirá “o contacto com outras realidades e experiências e assim acrescentar valor ao Movimento Mutualista português”.

O comunicado revela que é com os olhos postos na internacionalização, tendo já desenvolvido contactos exploratórios nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, “nomeadamente com as autoridades de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde”, a União das Mutualidades Portuguesas aproveitará as comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, a 8 de julho, em Vila Nova de Gaia, para incluir no programa um painel centrado nos desafios do Mutualismo à escala global, em que intervirão, entre outros, o presidente da União Mundial das Mutualidades, Alfredo Sigliano, em representação do continente americano, e os vice-presidentes Abdelmoula Abdelmoumni, em representação do continente africano; e Luís Alberto Silva, em representação da Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.