[weglot_switcher]

Presidente das Filipinas ameaça prender não-vacinados contra a Covid-19

Num discurso transmitivo na televisão nacional, Duterte frisou que é “responsável pela segurança e bem-estar de cada filipino” e desafiou quem estiver em desacordo com as suas regras a levantar um processo contra ele.
  • Malacanang Photo/Handout via Reuters
7 Janeiro 2022, 13h50

Depois de Macron assumir querer “irritar” os não.vacinados, surge agora o presidente das Filipinas a dizer que as pessoas que não tomaram a vacina contra a Covid-19 serão detidas se desobedecerem às ordens de permanência em casa, numa altura em que o número de infecções registou um novo pico.

De acordo com a notícia avançada pela “Reuters”, esta sexta-feira, Rodrigo Duterte apelou, num discurso ao país, que líderes comunitários procurassem as pessoas não vacinadas e certificassem de que estavam confinadas em casa, relembrando que “se a pessoa recusar, se sair de casa e circular pela comunidade, pode ser presa. Se recusar, o líder comunitário tem agora o poder de prender as pessoas obstinadas”.

“Sou responsável pela segurança e bem-estar de cada filipino”, frisou Duterte, desafiando quem estiver em desacordo com as suas regras a levantar um processo contra ele.

A ameaça surge numa altura em que vários países, incluíndo Portugal, assistem a um disparo no número de casos diários potenciados pela variante Ómicron que é dominante em maioria das nações. Esta quinta-feira, o Ministério da Saúde das Filipinas registou um novo recorde de infeções (17.220 casos).

Quanto à percentagem de vacinados, o país tem agora 47,1% da população totalmente vacinada contra o vírus, ou seja, 51,7 milhões de pessoas. Segundo as regras actuais, as pessoas não vacinadas na região da capital, Manila, só podem sair das suas casas para viagens essenciais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.