[weglot_switcher]

Presidente da Bolsa de Valores diz que universidades têm papel fundamental na mudança da cultura financeira

O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), Manuel Lima defendeu hoje, na Cidade da Praia, que as universidades têm um papel fundamental na mudança da cultura e combate à “iliteracia financeira”.
19 Junho 2018, 22h26

O presidente da BVC falava à margem do 6º fórum da Bolsa de Valores de Cabo Verde, em comemoração aos seus 20º aniversários, que teve lugar nas instalações do Instituto Superior Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE) sob o lema “A formação de quadros técnicos do Sistema Financeiro. O papel das universidades, Ensino Secundário e Institutos de Formação profissional.”

“As universidades têm e terão um papel fundamental na mudança da cultura financeira. Principalmente porque estão a formar futuros gestores, administradores pessoas que desempenharão cargos no sistema financeiro ou que no seu dia-a-dia vão necessitar de formação”, acredita.

É que, segundo Lima, a nível mundial tem havido uma alteração no ensino, principalmente na área económica. Isto, porque a crise internacional veio demostrar o quão baixo é o nível de iliteracia financeira das pessoas.

“Os países que têm a literacia financeira mais elevada estão mais preparados para enfrentar as crises. E essa é uma das razões que nos leva a apostar na questão da literacia financeira”, afiançou.

Outra alteração, acrescenta, tem a ver com o aspecto cultural pelo facto de termos herdado uma cultura financeira em que as pessoas não têm muito o hábito de poupar. Por isso defende que há necessidade de se alterar essa cultura para tornarmos cada vez mais próximos.

Quanto à envolvência do Instituto Superior Ciências Económicas e Empresariais neste fórum, este responsável afirmou que a parceria com as universidades é fundamental para a mudança da cultura financeira das pessoas e para a formação técnica de quadros.

“Se queremos crescer, ter uma praça financeira, ter pessoas formadas e capacitadas só pode ser nas universidades, que são espaços de excelência para a formação de competências”.

Para Jacqueline do Rosário, Administradora Executiva da BVC, realizar fóruns deste tipo é importante porque envolve “todo o sistema educativo, os alunos, os professores e os responsáveis políticos em torno desses temas cuja análise e discussão são necessárias na sociedade.”

Sílvia Rocco, responsável dos serviços Académicos da ISCEE, também destacou a importância desse fórum para esta instituição que, segundo diz, há mais de 20 anos tem formado pessoas para tralhar no sistema financeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.