[weglot_switcher]

Presidente do Conselho Europeu agradece a Centeno pelo “bom trabalho” no Eurogrupo

“Obrigado Mário Centeno pelo bom trabalho enquanto presidente do Eurogrupo e pela excelente cooperação”, escreveu o belga Charles MIchel no Twitter.
  • Cristina Bernardo
9 Junho 2020, 15h44

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, escreveu esta terça-feira na sua página de Twitter um agradecimento a Mário Centeno pelo trabalho realizado no Eurogrupo, depois de ter sido anunciado que o português vai deixar de ser Ministro das Finanças de Portugal e, consequentemente, presidente do grupo que reúne os homens-fortes das Finanças dos Estados-membros da União Europeia (UE).

“Obrigado Mário Centeno pelo bom trabalho enquanto presidente do Eurogrupo e pela excelente cooperação. O Eurogrupo deve continuar a preparar o terreno para uma forte recuperação económica. A Covid-19 paralisou a economia, mas acelerou a determinação da UE numa recuperar para melhor”, escreveu o político belga.

 

Esta terça-feira foi anunciada a exoneração de Mário Centeno enquanto titular da pasta das Finanças de Portugal. Segundo uma nota publicada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do primeiro-ministro, António Costa, “as propostas de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e das Finanças, professor doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do professor doutor João Leão”.

Marcelo Rebelo de Sousa “aceitou as propostas”. Para substituir o ministro demissionário, foi nomeado o atual secretário de Estado do Orçamento, João Leão. A tomada de posse de João Leão, enquanto novo ministro das Finanças de Portugal ocorre na segunda-feira, dia 15 de junho.

Por ser o ministro das Finanças, Mário Centeno é também o presidente do Eurogrupo desde dezembro de 2017, quando foi eleito pelos seus pares em Bruxelas. Mas por estar de saída das Finanças, Mário Centeno deixará também de ser o presidente do Eurogrupo.

Também no Twitter, Centeno anunciou que termina o atual mandato no dia 13 de junho. “O meu mandato como presidente do Eurogrupo termina a 13 de julho de 2020. Na quinta-feira, irei informar os meus colegas do Eurogrupo da minha decisão de não almejar um segundo mandato, pois até 15 de junho irei deixar o cargo de ministro das Finanças de Portugal”, escreveu.

Na quinta-feira, o presidente vai informar formalmente os membros do Eurogrupo da sua saída. A corrida à presidência do grupo informal dos ministros das Finanças dos 19 da moeda única arranca formalmente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.