[weglot_switcher]

Presidente do Parlamento Europeu: “Europa está a corrigir o egoísmo e a falta de coordenação entre os governos”

David Sassoli considera que as primeiras medidas de apoio económico às famílias e empresas europeias e a livre circulação de mercadorias mostram “sentido de responsabilidade”.
17 Março 2020, 21h47

O presidente do Parlamento Europeu (PE) disse esta terça-feira que, perante o novo coronavírus (Covid-19), a “Europa está a corrigir o egoísmo e a falta de coordenação entre os governos nacionais” ao mostrar consenso na implementação das medidas de contenção da propagação do surto e de apoio aos países afetados.

“Estamos, finalmente, a mostrar um verdadeiro sentido de responsabilidade: vias verdes para a passagem de equipamentos médicos, defendendo a livre circulação de mercadorias na UE, e as primeiras medidas de apoio económico às famílias e às empresas”, afirmou David Sassoli, depois da reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Os líderes europeus reuniram-se por videoconferência e deram ‘luz verde’ às propostas da Comissão Europeia, apoiadas pelo PE, entre as quais a interdição de entradas “não essenciais” em território europeu por 30 dias. “Uma Europa unida, disposta a e pronta para agir, está finalmente no terreno para enfrentar este dramático desafio. Somos uma família europeia – ninguém será deixado sozinho e ninguém terá de atuar sozinho”, garantiu o dirigente político italiano.

Após o encontro online, que durou cerca de 3 horas, o presidente do Conselho Europeu avançou que voltará a haver reunião entre os líderes europeus, por videoconferência, já na próxima semana,

“A mensagem que queremos transmitir é que estamos unidos para enfrentar uma crise que é grave e excecional pela sua natureza e amplitude”, realçou Charles Michel. “Queremos progredir juntos e alcançar juntos o mesmo objetivo, que é fazer recuar esta ameaça, abrandar tanto quanto possível a propagação do vírus, razão pela qual todos os Estados-membros tomaram medidas muito fortes”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.