[weglot_switcher]

Presidente italiano convocou Carlo Cottarelli, ex-diretor do FMI

Cottarelli é um dos economistas mais críticos das propostas económicas do programa de governo acordado entre a Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas.
  • Itália
28 Maio 2018, 12h02

O presidente italiano, Sergio Mattarella, convocou esta segunda-feira Carlo Cottarelli, ex-diretor do Fundo Monetário Internacional, 64 anos, previsivelmente para o encarregar de formar um governo tecnocrata.

O encontro em Roma começou às 11:30 (09:30 em Lisboa) e apesar de oficialmente a presidência não ter difundido o caráter da reunião, a imprensa italiana refere que o economista pode vir a ser apontado para a formação de um governo tecnocrata que “conduza os assuntos urgentes do país” até à realização de novas eleições.

A decisão de Mattarella de reunir-se com Carlo Cottarelli acontece um dia depois de o presidente italiano ter recusado assinar a lista de ministros do governo de coligação entre a Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas.

Da coligação faz parte Paolo Savona, 81 anos, eurocético e crítico da moeda única, que tinha sido proposto para o cargo de ministro da Economia.

Carlo Cotarelli é atualmente diretor do Observatório das Contas Públicas da Universidade Católica de Milão e foi diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em 2013, o então chefe do governo, Enrico Letta, nomeou Cotarelli comissária para a implementação de um plano de redução dos gastos públicos, cargo que manteve até à tomada de posse de Matteo Renzi como primeiro-ministro.

Cottarelli é um dos economistas mais críticos das propostas económicas do programa de governo acordado entre a Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.