[weglot_switcher]

Presidente volta a criticar atrasos no aeroporto de Lisboa: “É medíocre adiar-se o que tem de ser decidido” (com áudio)

“Espero que, independentemente das escolhas que os portugueses venham a fazer, legitimamente, dentro de dois meses e meio, que seja possível ter a certeza de que há um consenso mínimo nacional sobre o que vier a ser definido”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
  • Marcelo Rebelo de Sousa
12 Novembro 2021, 14h03

O Presidente da República reafirmou esta sexta-feira os apelos para haver uma decisão rápida sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa e caracterizou como “medíocre” o adiamento de qualquer deliberação.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou o discurso no Congresso de Hotelaria e Turismo, em Albufeira, para reforçar que considera “inconcebível” chegar ao fim do seu segundo mandato em Belém sem uma definição sobre o aeroporto na Grande Lisboa, e destacar que este tema não pode ficar na gaveta seja qual for o desfecho das eleições antecipadas que se realizarão a 30 de janeiro de 2022.

“Não é a única realidade nas infraestruturas de acesso aéreo, há muitas outras, mas admito que esta preocupa-vos de sobremaneira. Espero que, independentemente das escolhas que os portugueses venham a fazer, legitimamente, dentro de dois meses e meio, que seja possível ter a certeza de que há um consenso mínimo nacional sobre o que vier a ser definido”, referiu.

“Não é possível ter um Governo que defina uma coisa e outro Governo que tenha de definir outra”, lamentou o chefe de Estado. “Qualquer decisão, por má que seja, é melhor do que uma não decisão. É nisto que temos de estar de acordo”, sublinhou.

Segundo o presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, José Luís Arnaut, a nova infraestrutura aeroportuária na zona da capital não deverá estar operacional antes de 2035, até porque o Tribunal de Almada arrasou a opção do Montijo, defendida pelo Governo, com a sentença de que nunca deveria ter tido ‘luz verde’ da Agência Portuguesa do Ambiente. No entanto, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, acredita que o aeroporto estará pronto mais cedo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.