[weglot_switcher]

Primark fecha todas as lojas e perde 704 milhões de euros por mês

Depois de ter encerrado portas a 20% dos espaços – como os de Portugal e Espanha – este domingo a cadeia de moda fechou as do Reino Unido, que geram mais de 40% da sua receita.
23 Março 2020, 13h25

A Primark encerrou todas as lojas que têm devido à propagação do novo coronavírus, o que fará com que a cadeia de moda perca 760 milhões de dólares (cerca de 704 milhões de euros) de receita todos os meses em que esses espaços físicos estão encerrados, segundo os cálculos da “Bloomberg”.

A marca detida pela Associated British Foods já tinha fechado as portas a 20% dos locais de venda que tem na semana passada – a 16 de março – mas este domingo informou que seguiu a mesma lógica para o Reino Unido, que é responsável por 41% das receitas da empresa.

Segundo a mesma agência financeira, o próximo passo será cortar custos. A Primark estará em conversações com os proprietários para rever a totalidade das despesas e parou de fazer novos pedidos aos seus fornecedores.

A Primark contribui com mais da metade dos lucros da Associated British Foods, pelo que a multinacional será certamente prejudicada. Aliás, na bolsa de Londres, as ações do grupo caem 5,20%, para 1.667 libras.

“Para facilitar um pouco as coisas durante esse período difícil, estendemos a nossa política de reembolso e troca. Os produtos adquiridos a partir de 01/02/2020 podem ser devolvidos por 28 dias após a data em que as nossas lojas no país da compra forem reabertas”, explicou a Primark, na rede social Twitter.

Já na semana passada a empresa, considerada uma das principais concorrentes do grupo espanhol Inditex, havia garantido que “a saúde e bem estar dos nossos colaboradores são a nossa maior prioridade, pelo que encerramos todas as nossas lojas em Portugal, até indicação em contrário”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.