[weglot_switcher]

Primeiro-ministro do Japão será o primeiro líder a ser recebido por Joe Biden

Direitos humanos e alternativas à rede 5G da empresa chinesa Huawei são temas que vão ser abordados entre o líder japonês e o presidente dos Estados Unidos.
  • Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão
16 Abril 2021, 11h38

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai receber o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, esta sexta-feira, 16 de abril, segundo avança a agência “Reuters”. Suga será o primeiro líder estrangeiro a visitar a Casa Branca desde que Joe Biden tomou posse no dia 20 de janeiro.

A reunião entre Biden e Suga deverá gerar um compromisso de 2 mil milhões de dólares (1,67 mil milhões de euros) do Japão para trabalhar com os Estados Unidos em alternativas à rede 5G da empresa chinesa Huawei.

Biden e Suga também devem discutir as questões relacionadas com os direitos humanos na China, incluindo a situação em Hong Kong e Xinjiang. Deverá ser produzido igualmente um comunicado formal sobre Taiwan, uma ilha que está a ser reivindicada pelos chineses sob crescente pressão militar de Pequim. O encontro com Suga vai permitir a Biden avançar no seu plano de se concentrar no Indo-Pacífico para administrar o poder emergente da China, algo que considera ser uma questão crítica de política externa da época.

Antes de partir para Washington, Suga revelou que espera mostrar a liderança EUA-Japão na criação de um “Indo-Pacífico livre e aberto” e construir uma relação de confiança com Biden. A relevância do Japão poderá impulsionar Suga antes das eleições deste ano, mas alguns políticos estão a pressiona-lo para adotar uma postura mais dura em relação a Pequim, uma vez que aumenta as atividades marítimas nos mares do leste e do sul da China e perto de Taiwan.

Os Estados Unidos, a União Europeia, o Reino Unido e o Canadá impuseram sanções às autoridades chinesas por supostos abusos em Xinjiang e alguns legisladores japoneses acham que Tóquio devia ter a sua própria lei permitindo que faça o mesmo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.