[weglot_switcher]

Primeiro-ministro israelita e príncipe herdeiro dos Emirados marcam encontro

Naftali Bennett falou com Mohammed Bin Zayed al Nahyan e os líderes concordam num encontro no futuro – no que pode ser mais um importante acontecimento no âmbito da normalização das relações entre o Estado hebraico e o mundo islâmico. Marrocos vem a seguir.
23 Julho 2021, 17h16

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, falou esta sexta-feira com o príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al Nahyan, e da conversa resultou um entendimento para a organização de um encontro presencial entre ambos. O encontro é visto pelos observadores como mais um importante acontecimento no processo de normalização das relações entre o Estado hebraico e um mundo islâmico.

“O primeiro-ministro agradeceu ao príncipe herdeiro por abrir uma embaixada em Israel e por receber a visita oficial do ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid”, dizia um comunicado oficial do seu gabinete, citado pela imprensa israelita.

Bennett destacou a importância das relações estratégicas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos numa ampla gama de questões, dizendo que a atitude dos Emirados Árabes Unidos em relação a Israel “foi uma mudança importante e foi uma inspiração para outros países e líderes na região”.

Os Emirados Árabes Unidos confirmaram a conversa e disseram que os dois líderes “discutiram as relações de cooperação entre os dois países e formas de as desenvolver”, tendo abordado também “uma série de questões e interesses regionais e internacionais”. “Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan” expressou a sua aspiração de trabalhar juntamente com Israel “pela paz, estabilidade e desenvolvimento em benefício da região, de todos os seus povos e do mundo em geral”, dizia o comunicado do lado dos Emirados.

No mês passado, Yair Lapid tinha viajado para os Emirados Árabes Unidos para abrir a embaixada de Israel, tendo sido esta a primeira visita oficial de um ministro israelita ao Estado do Golfo Pérsico.

A viagem aconteceu quase um ano depois de os dois países terem anunciado que normalizariam as suas relações diplomáticas, e uns meses após o anterior primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ter tentado em vão concluir essa visita.

Israel e os Emirados anunciaram em agosto que normalizariam as relações diplomáticas, o mesmo tendo feito o Bahrein, Sudão, Marrocos e o Kosovo, no âmbito dos chamados Acordos de Abraão, mediados pelo anterior presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O novo governo israelita tornou como prioridade avançar com os Acordos de Abraão. Lapid confirmou esta semana que viajará para Marrocos para uma visita oficial, e que seu homólogo marroquino visitará Israel após o estabelecimento de voos diretos entre Rabat e Tel Aviv no final deste mês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.