[weglot_switcher]

Primeiro voo de turismo espacial da empresa de Jeff Bezos acontece em julho

A Blue Origin oferecerá um lugar no primeiro voo ao vencedor de um leilão online, cujas receitas serão doadas à fundação da empresa espacial.
  • planeta espaço universo
5 Maio 2021, 19h20

A Blue Origin, empresa do sector aeroespacial, propriedade do bilionário Jeff Bezos, afirmou que tem como meta o dia 20 de julho para a sua primeira viagem sub-orbital de turismo na sua nave ‘New Shepard’, um momento marcante na competição para inaugurar uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas, segundo a “Reuters”.

A Blue Origin oferecerá um lugar no primeiro voo ao licitante vencedor de um leilão online, cujas receitas serão doadas à fundação da empresa espacial. “Esta cadeira mudará a forma como vê o mundo”, disse a empresa num comunicado antes de uma conferência de imprensa.

A empresa de Jeff Bezos não divulgou imediatamente os detalhes em relação à estratégia de preços de bilhetes de longo prazo, que tem sido um dos segredos mais bem guardados da Blue Origin.

A combinação entre o foguetão e a cápsula de passageiros ‘New Shepard’ foi desenvolvida para voar de forma autónoma seis passageiros a mais de 100 quilómetros acima da Terra para o espaço sub-orbital, alto o suficiente para experimentar alguns minutos de ausência de peso e observar a curvatura do planeta antes da cápsula pressurizada regressar à terra sob paraquedas.

A cápsula tem seis janelas de observação que, segundo a Blue Origin, são quase três vezes maiores que as de um Boeing 747. Embora as celebridades e os mais afortunados pareçam ser o principal mercado para passeios turísticos espaciais, pelo menos inicialmente, as fontes da indústria esperam que a Blue Origin inclua alguma componente filantrópica na sua estratégia de bilheteira.

Um professor universitário de ciências e um analista de dados aeroespaciais estão entre uma tripulação de quatro membros para um lançamento em órbita planeado ainda este ano pela SpaceX de Elon Musk, parte de uma campanha de caridade anunciada como o primeiro voo espacial totalmente civil da história.

A Virgin Galactic também pretende voar para clientes particulares no início de 2022, após um primeiro voo com Branson a bordo no final deste ano. A Virgin diz que cobrará mais de 250 mil dólares (208,3 mil euros) por novas reservas, mas não anunciou o preço final. As vendas serão reabertas após o voo do proprietário da empresa, Richard Branson.

Em 2018, um funcionário da Blue Origin com conhecimento em primeira mão do plano de preços disse que a empresa vai começar a vender ingressos entre os 200 a 300 mil dólares (166,6 a 250 mil euros).

O anúncio da Blue Origin dá ao fundador da Amazon o impulso necessário após perder para a SpaceX um contrato de 2,9 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) no âmbito do programa de alto perfil da NASA para levar astronautas à Lua nos próximos anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.