[weglot_switcher]

Primeiro voo tripulado inteiramente privado para a estação espacial será em janeiro

O primeiro voo tripulado inteiramente privado para a Estação Espacial Internacional (EEI) deverá realizar-se em janeiro de 2022, anunciou hoje a empresa operadora.
  • Estação Espacial Internacional
10 Maio 2021, 21h38

O voo será operado pela empresa norte-americana Axiom Space, que se propõe realizar missões deste tipo de sete em sete meses.

A Axiom Space terá como associada a empresa aeroespacial SpaceX, do magnata Elon Musk, que opera as naves Dragon e os foguetões Falcon 9.

Quatro tripulantes – o empresário de investimentos imobiliários norte-americano Larry Connor, o ex-piloto israelita Eytan Stibbe, o filantropo canadiano Marc Pathy e o antigo astronauta hispano-americano Miguel López-Alegría – seguirão a bordo de uma nave da SpaceX para a EEI, onde permanecerão oito dias em trabalhos científicos e educativos.

A primeira missão tripulada totalmente privada será lançada da base de Cabo Canaveral, da agência espacial norte-americana NASA, que assinou um contrato milionário com a SpaceX para transportar os seus astronautas para a EEI.

Os treinos da tripulação do voo Ax-1 deverão iniciar-se na próxima semana.

A Axiom Space assume esta missão como um primeiro passo para o seu projeto de construção da primeira estação espacial comercial, que ficará inicialmente acoplada à EEI.

Antes da Axiom Space, a SpaceX prevê lançar em setembro uma missão inteiramente privada para a órbita terrestre, mas não para a Estação Espacial Internacional, tendo como parceira a empresa Space Adventures.

A EEI já teve sete turistas espaciais, entre 2001 e 2009, que fizeram a viagem a bordo das naves Soyuz, da agência espacial russa Roscosmos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.