[weglot_switcher]

Produção de petróleo em Angola desce para 1,69 milhões de barris diários

Consultora BMI Research estima esta segunda-feira que a produção de petróleo em Angola deve abrandar a curto prazo este ano, para uma média de 1,69 milhões de barris por dia, abaixo dos 1,74 milhões do ano passado.
28 Agosto 2017, 11h25

A produção de petróleo em Angola deve abrandar a curto prazo este ano, para uma média de 1,69 milhões de barris por dia, abaixo dos 1,74 milhões do ano passado, segundo a estimativa da consultora BMI Research.

Numa nota enviada aos investidores esta segunda-feira, a consultora refere que devido a “Um desempenho fraco até agora e a nossa perceção de que Angola vai querer cumprir a redução acordada no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo levou-nos a baixar a previsão de produção de petróleo para 2017 e 2018”.

Os peritos afirmam esperar “uma produção total média de 1,695 milhões de barris por dia em 2017, uma queda face aos níveis de 2016, quando Angola produziu em média 1,734 milhões de barris diários”, refere ainda a informação da BMI Research, veiculada pela agência Lusa.

Para 2018, a consultora antevê que a produção suba para os 1,813 milhões de barris por dia”, alicerçada no poço Kaombo, gerida pela francesa Total, mas afirma que, a médio e longo prazo, “uma séria falta de investimento devido a condições de mercado más e um ambiente operacional mau limitam o potencial [de Angola] a longo prazo”.

Sobre a Sonangol, a companhia nacional de petróleo, a previsão aponta para que, “apesar de ter [sido] apresentada uma visão impressionante para a empresa, tem havido pouca evidência de reformas no que diz respeito à própria companhia e à sua relação com as companhias internacionais de petróleo que operam nas águas do país”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.