[weglot_switcher]

Produção industrial desacelera 0,5% no primeiro trimestre do ano

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a produção industrial abrandou de 2,5 pontos percentuais para 2%, em termos homólogos, com o mês de março a registar a maior subida mensal.
  • Vasily Fedosenko/Reuters
30 Abril 2018, 13h33

O índice de produção industrial manteve um crescimento de 1,7% em março, um ritmo igual ao verificado em fevereiro, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nos primeiros três meses do ano, a subida homóloga do índice agregado de produção industrial abrandou 0,5 pontos percentuais, face ao trimestre imediatamente anetrior, para 2%, com o mês de março a registar a maior subida no período.

Os agrupamentos da energia apresentaram o maior contributo positivo para a variação do índice agregado. Em março, os bens energéticos registaram uma taxa de variação de 18,5%, enquanto no mês anterior tinha sido de menos 5,2%. A energia terá contribuído com 3,4 pontos percentuais para o crescimento homólogo da produção industrial em março.

Já os agrupamentos de Bens Consumo e de Bens Intermédios apresentaram contributos negativos de 2,9% e de 3,1%, respetivamente, depois de em fevereiro se terem mantido em terreno positivo. Também as Indústrias Transformadoras registaram uma variação negativa de 2,2% em março.

Em termos mensais, o índice de produção industrial registou a sua maior subida em março, tendo alvancado 3,7% face aos -2,4% de fevereiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.